Ainda não vacinou? Fiocruz procura voluntários em MS para estudo com Sanofi

Com 89% dos adultos vacinados, não será tão fácil encontrar candidatos no Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Estado tem 52
Estado tem 52

Com 89% dos adultos vacinados com ao menos uma dose, tem sido difícil encontrar alguém que ainda não tenha sido imunizado em Mato Grosso do Sul. Apesar de serem minoria, ainda há pessoas não vacinadas, que poderão contribuir em estudos para o desenvolvimento de uma nova vacina. A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) está procurando voluntários para o estudo em MS. 

Os voluntários irão participar do estudo de fase 1 para a vacina de RNAm da Sanofi contra o coronavírus. Ao todo, serão 40 voluntários, o estudo será desenvolvido entre os dias 23 e 27 de agosto. Conforme a Fiocruz, o candidato deve ter mais de 18 anos, não ter sido vacinado e nem ter tido coronavírus. 

Para participar do estudo, o voluntário passará por monitoramento contínuo por equipe de saúde, testes de segurança e efetividade, exames laboratoriais e testagem para covid em caso de sintomas.  Entretanto, a condição é que o candidato terá que adiar por 45 dias a aplicação da vacina contra o coronavírus fornecida pelo município. 

O estudo com a vacina da Sanofi será realizado com a participação de até 120 brasileiros com idade a partir de 18 anos e em três centros de pesquisa distribuídos em todo o país. Em MS, o centro de pesquisa é a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Os voluntários serão acompanhados por cerca de 12 meses. 

O que é essa nova vacina? 

Conforme informações divulgadas pela Sanofi, a vacina investigada neste estudo é a base de RNA mensageiro, também conhecida por RNAm, técnica que ajuda o organismo a gerar imunidade contra o vírus causador do coronavírus, o SARS-CoV-2. 

“A intenção é que o RNAm sintético dê as instruções ao organismo para a produção de proteínas encontradas no vírus. Uma vez produzidas no organismo, elas estimulam a resposta do sistema imunológico resultando em proteção para o indivíduo que recebeu a vacina, explica a farmacêutica. 

Como participar? 

Para se candidatar como voluntário, o interessado deve acessar o link e fazer o pré-cadastro. No site, o voluntário terá que preencher ficha com informações, como nome, idade, profissão, se tem contato com muitas pessoas diariamente, se tem alergia a algum medicamento ou vacina, se tem comorbidades, além das informações para contato. 

Conteúdos relacionados