Afinal, é preciso ter habilitação para andar de bicicleta elétrica?
Existe regulamentação, mas órgãos fiscalizadores apontam para falta de assertividade da lei federal
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Parece não existir muito consenso sobre a regulamentação da utilização das bicicletas elétricas. Afinal, é preciso ou não ter carteira de habilitação para guiá-las? Se sim, qual categoria? Se não, o que e necessário então?
A verdade é que ser for realmente uma bicicleta elétrica, não precisa de habilitação. Porém, é preciso classificar exatamente o que é uma bicicleta elétrica.
A resolução 465 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 2013, estabelece que a bicicleta elétrica tem potência nominal máxima de até 350 watts e velocidade máxima de 25 km/h. Ela não pode ter acelerador, ou qualquer outro dispositivo de variação de potência manual. Além disso, deve ser dotada de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedala.
Habilitação nas categorias A ou ACC, essa última para ciclomotores, são necessárias apenas para quem queira conduzir veículos de duas rodas com potência de 351 watts até 4.000 watts, com velocidade máxima de 50 km/h e autonomia de propulsão.
Mas não vá achando que não existe regra para uso das bikes elétricas não. Capacete, por exemplo, é obrigatório. Além disso, a bike elétrica deve ser ter indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores em ambos os lados e pneus em condições mínimas de segurança.
Em Mato Grosso do Sul
Segundo o Detran-MS, a regulamentação do uso das bicicletas elétricas ainda é um debate que precisa avançar. “Muito municípios entram em contato com a gente para saber o que fazer e muitas vezes não temos o que falar”, diz a diretora de Educação para o Trânsito do Detran, Elijane Coelho
Isso porque a norma se resume a uma resolução, a 465, citada no começo. “Esses veículos elétricos são um meio importante na locomoção das pessoas atualmente, têm baixo custo. Aqui em Mato Grosso do Sul a gente sabe que essa resolução é de difícil execução. Esse é um assunto complexo, que depende de legislação federal”.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
Barulho de motos, meio ambiente e 14 de Julho: o que esperar da Nova Lei do Silêncio de Campo Grande
Expectativa é que a Prefeitura de Campo Grande envie projeto sobre a Nova Lei no Silêncio no início de 2025
Cristian Ribera chega ao terceiro ouro na Copa do Mundo de Para Ski
Brasileiro brilhou na competição disputada na Finlândia
Pé na estrada: Festas de final de ano trazem aumento de demanda por revisões automotivas
Procedimento previne contratempos nas viagens de férias programadas para este período
Cônsul dos Estados Unidos diz que foi mais feliz este ano por ter visitado Campo Grande: ‘adorei muito’
Animado para vivenciar a diversidade cultural brasileira, ele esteve em MS no mês de outubro e ficou encantado ao conhecer Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.