Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vídeo: moradora reclama de “cemitério” de orelhões velhos que serve de abrigo para insetos

Moradores da Vila Rica, em Campo Grande, reclamam do abandono de orelhões velhos no pátio de uma rede de telefonia. A reclamação enviada neste sábado (6) relata que o “cemitério” de sucata acaba gerando infestação de insetos e abrigo para o mosquito Aedes aegypti. Conforme a vizinha, que preferiu não se identificar, a cada dia […]
Arquivo -

Moradores da Vila Rica, em , reclamam do abandono de orelhões velhos no pátio de uma rede de . A reclamação enviada neste sábado (6) relata que o “cemitério” de sucata acaba gerando infestação de insetos e abrigo para o mosquito Aedes aegypti.

Conforme a vizinha, que preferiu não se identificar, a cada dia mais orelhões antigos chegam no local. O pátio fica ao lado de sua casa, e já foi surpreendida com infestação de ratos, baratas, escorpião e pernilongos. Ela ressalta que os materiais são focos com água parada e favoráveis ao mosquitos transmissores da dengue, zika e chikungunia.

“Eles tinham tirado, mas agora colocaram de novo, só que alguns dentro de sacos pretos. A casa da minha mãe vive cheia de pernilongos. Eu tenho um neném de 3 anos e tenho medo de escorpiões por causa desse entulho. Meu avô viu até lacraia no quintal e ele tem 93 anos. Tudo isso fica encostado no muro da casa, então vem rato, batata e etc. Está juntando água nos sacos e nos orelhões”, disse.

Como denunciar focos de dengue?

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) divulgou que a Capital já registrou mais de 8 mil casos de dengue nos cinco primeiros meses deste ano. Embora o alto índice, o balanço revelou que houve redução de 43% comparado ao mesmo período de 2019.

A Ouvidoria SUS (Sistema Único de Saúde), a Sesau e o Fala Campo Grande são os canais possíveis para denúncia. Só a Ouvidoria SUS registrou 49 denúncias de casas e terrenos com potenciais criadouros do mosquito em dezembro passado.

Os moradores podem denunciar casos de abrigadouro de dengue pela ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde), pelo telefone 3314-9955, que atende de segunda a sexta-feira, execeto em feriados, das 7h às 22h. A reclamação pode ser feita também para a Sesau, por conta da de o ideal é entrar em contato pelo, 156, com atendimento de horário comercial de segunda a sexta-feira, também exceto feriados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lady Gaga causa ‘apagão’ em aeroporto para não ser vista ao chegar ao Brasil

Sargento que matou encanador a tiros se apresenta à polícia e é liberado em Campo Grande

Trump firma 4 vezes mais decretos do que há 8 anos nos 100 dias iniciais

Mato Grosso do Sul tem 18 pessoas internadas por síndrome respiratória por dia

Notícias mais lidas agora

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

especialista ar-condicionado

Especialista critica falta de ar-condicionado em ônibus do Consórcio em depoimento na CPI

Sargento que matou encanador a tiros se apresenta à polícia e é liberado em Campo Grande

‘Yokozuna pantaneiro’ some e historiador japonês busca vestígios em MS após 95 anos

Últimas Notícias

Política

Para promover integração entre 11 municípios, deputados debatem criação do ‘Vale da Celulose’ 

A ideia é também ser reconhecida como sendo um dos maiores polos do Brasil.

Política

União Brasil e Progressistas anunciam fusão nesta terça-feira

Fusão dos partidos mira nas eleições em 2026 e federação deve formar maior bancada na Câmara e Senado

Cotidiano

Dourados segue com mutirão de cirurgias e exames para moradores de aldeias indígenas

O HU-UFGD (Hospital Universitário da Grande Dourados) segue com o mutirão de cirurgias e procedimentos diagnósticos voltados exclusivamente para a comunidade indígena de Dourados e região. O segundo dia de atendimento acontece nesta terça-feira (29). O mutirão faz parte do projeto nacional “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”, e os dias 26 e 29 de abril foram definidos como … Continued

Cotidiano

Estudantes nascidos em setembro e outubro recebem parcela do Pé-de-Meia nesta terça

Os nascidos em novembro e dezembro recebem o pagamento neste dia 30