Elino é conhecido no bairro e ganhou fama, nos últimos dias, após postagens nas redes sociais mostrarem a invenção nada convencional do morador. O Jornal Midiamax saiu em busca de Elino, sem nem saber o nome dele ou endereço. A caçada não durou muito porque o inventor é figurinha conhecida entre os vizinhos. Desconfiado no início da abordagem, o azulejista não demorou muito para se soltar e contar mais detalhes sobre sua invenção.

A ‘fábrica’ improvisada dele é na garagem de casa, onde vive com o filho. Além do helicóptero, Elino também se arrisca na criação de uma bicicleta elétrica. A ideia para construir o helicóptero veio há dois anos, quando o trabalhador navegava no Youtube e assistia vídeos.

“Eu vi na os americanos fazendo esse tipo de helicóptero e resolvi construir o meu”, conta, orgulhoso.

VÍDEO: Conheça o inventor de Campo Grande que tenta há 2 anos voar com helicóptero feito no quintal
Materiais usados na construção foram comprados em ferro velho (Foto: de França, Midiamax)

Alumínio, ferro e PVC são os materiais usados pelo inventor. Tudo comprado no ferro velho do bairro. O maior investimento da criação até agora fica por conta do motor que faz a hélice de alumínio girar. O primeiro motor, de uma moto 125 cc, não durou muito tempo porque uma das peças fundiu. Agora, mais experiente no projeto, Elino usa um motor de cortador de grama, que custou R$ 3 mil, com a potência de 450 cilindradas.

Apesar de não haver nenhum registro em vídeo ou foto do helicóptero fora do chão, o inventor garante que já conseguiu “voar” a uma altura de 10 centímetros. “O que complica é que quando ele levanta um pouco do chão, perde o equilíbrio”. O protótipo pesa cerca de 80 quilos.

Depois da última tentativa nesta semana, Elino teve que desmontar partes do helicóptero para alguns ajustes e, por isso, a reportagem não conseguiu ver o protótipo em funcionamento. Mas abaixo você pode conferir um vídeo gravado por Elino que mostra o helicóptero com as hélices girando.

As horas vagas do azulejista atualmente são todas investidas na finalização do projeto. Elino planeja um “voo experimental” nas próximas semanas. Ele acredita que todo o trabalho esteja concluído em no máximo 1 ano.

“Não vou parar enquanto não fizer ele voar. Ninguém nasceu sabendo, já desmontei várias vezes e mesmo as pessoas rindo de mim, achando que não vou conseguir, eu acredito que vou”, completa.

Confira abaixo detalhes do protótipo do inventor do Jardim Presidente: