Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vacina BCG será testada contra coronavírus em MS e Fiocruz procura voluntários

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) vai testar a vacina BCG, que é utilizada contra tuberculose, para checar se há eficácia contra o coronavírus. Os testes serão realizados em profissionais da saúde em Mato Grosso do Sul e os interessados podem se inscrever como voluntários. Os testes começam em outubro e serão feitos pela Fiocruz em […]
Arquivo -

A (Fundação Oswaldo Cruz) vai testar a BCG, que é utilizada contra tuberculose, para checar se há eficácia contra o coronavírus. Os testes serão realizados em profissionais da saúde em Mato Grosso do Sul e os interessados podem se inscrever como voluntários.

Os testes começam em outubro e serão feitos pela Fiocruz em parceria com o Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch da . Inicialmente, o estudo seria realizado apenas em Mato Grosso Sul, mas vai ser expandido para o estado do

A pesquisa será coordenada no Brasil pelos pesquisadores da Fiocruz, Julio Croda e Margareth Dalcolmo. Para participar dos testes, o profissional da saúde não pode ter sido infectado pelo coronavírus. 

“Todos os voluntários passarão por exames para verificar se há ou não a presença do vírus no organismo. As pessoas aprovadas para o estudo receberão a cepa da BCG dinamarquesa. A vacina já está a caminho no Mato Grosso do Sul”, afirmou Dalcolmo, que coordena o estudo no Rio de Janeiro. Os profissionais testados serão acompanhados por até um ano.

O pesquisador Julio Croda é responsável pela coordenação do estado em MS e explica que o ensaio clínico já está em fase três, etapa em que a testagem é realizada em um número expressivo de pessoas. “Ligaremos semanalmente para essas pessoas, que terão que informar se não apresentaram sintomas de Covid. É uma pesquisa quantitativa, que está na última etapa, quando é avaliado se a vacina da BCG será eficaz ou não no tratamento da Covid-19”. 

Croda ressalta que ainda não há comprovação de que a BCG é eficaz contra o coronavírus ou sobre quanto tempo o organismo fica imune contra doenças respiratórias. “Por isso, as pessoas não devem tomar a vacina acreditando que possa evitar o novo coronavírus”, alertou Júlio Croda.

A BCG é uma velha conhecida do brasileiro, a vacina é obrigatória para recém-nascidos desde 1976 pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Para os profissionais de saúde que queiram participar do teste, é preciso fazer o pré-cadastro. O pesquisador Julio Croda divulgou nas redes sociais um formulário que pode ser preenchido, confira aqui. É importante lembrar que o profissional não pode ter sido infectado pelo coronavírus.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flaco dá assistência, mas passa em ‘branco’ na goleada da Argentina em amistoso com Porto Rico

Acusada de tentativa de homicídio, vereadora na fronteira perde mandato

Nova temporada do NBB é lançada oficialmente em São Paulo

nova andradina

TRE-MS absolve prefeito e vice de Nova Andradina acusados por abuso dos meios de comunicação

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus ameaça suspender vale-transporte se Justiça não anular multas

Aneel envia equipe ao Paraná para apurar origem de apagão

Últimas Notícias

Trânsito

Menino de 8 anos é flagrado dirigindo BMW no Paraguai

O incidente gerou preocupação entre moradores e autoridades

Brasil

STF suspende decisões que impediam bloqueios de terras para prevenir desmatamento no Pantanal

A decisão cautelar foi tomada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental

Polícia

Dois são flagrados em pesca subaquática no Rio Sucuriú

Os equipamentos utilizados na pesca foram apreendidos

Polícia

Professor acusado de estuprar criança é transferido ao presídio

A Justiça já tinha convertido o flagrante em prisão preventiva