Os novos passageiros que forem se cadastrar na plataforma de viagens da Uber em Campo Grande, precisarão fornecer ao aplicativo um documento com foto. A medida começará a valer nas próximas semanas e passageiros deverão apresentar ou a Carteira de Identidade ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Há muito tempo motoristas pediam, seja em greves ou protestos, que a checagem de documentos dos usuários fosse feita com o mesmo rigor que acontece com os motoristas, para garantir mais segurança aos colaboradores.

Após anos de reclamação, a novidade foi atendida pela Uber agora. Pelo menos em parte, já que nem todos os usuários terão que passar por checagem do RG ou da CNH com foto.

Entenda

A exigência será feita, pelo menos a princípio, a usuários que não tenham cartão de crédito cadastrado e solicitem uma viagem com pagamento em dinheiro, já que crimes cometidos no aplicativo são normalmente cometidos por usuários sem cadastro de informações bancárias. O aplicativo automaticamente passará a pedir que o usuário mostre um documento.

O pedido aparecerá dentro do app do passageiro, que terá que abrir a câmera do smartphone e tirar uma foto do documento no exato momento em que solicita a corrida, da mesma forma que bancos pedem quando o usuário abre uma conta pelo celular.

Se o usuário colocar um documento falso no sistema, a Uber poderá detectar instantaneamente e mandará uma mensagem de “não foi possível checar o documento”, inviabilizando a corrida.

Como o recurso é voltado só para quem paga corridas em dinheiro, há o temor de que isso afaste a inclusão no app, já que essa forma de pagamento é mais popular nas periferias.

Segundo o presidente da Applic (Associação dos Parceiros de Aplicativos de Transporte de Passageiros e Motoristas Autônomos de Mato Grosso do Sul), Paulo Pinheiro, a medida era muito aguardada pelos motoristas devido a segurança. “É algo que trás segurança tanto para o trabalhador como para o passageiro. A Uber é a primeira plataforma que fornece essa medida e esperamos que as outras plataformas também possam seguir o exemplo”, disse.

Atualmente, a Uber já realiza outras checagens para passageiros, como a exigência do CPF, que é conferida com a base de dados do Serasa, para usuários sem cartão de crédito.

Outros aplicativos também têm soluções de segurança com checagens antes da corrida. A 99 Pop, por exemplo, tem um recurso que pede aleatoriamente para usuários tirarem uma selfie antes de viagens para deixar o rosto da pessoa armazenado.