Pular para o conteúdo
Cotidiano

Uber passará a exigir RG de passageiros nas próximas semanas em Campo Grande

Os novos passageiros que forem se cadastrar na plataforma de viagens da Uber em Campo Grande, precisarão fornecer ao aplicativo um documento com foto. A medida começará a valer nas próximas semanas e passageiros deverão apresentar ou a Carteira de Identidade ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Há muito tempo motoristas pediam, seja em greves […]
Arquivo -

Os novos passageiros que forem se cadastrar na plataforma de viagens da em , precisarão fornecer ao aplicativo um documento com foto. A medida começará a valer nas próximas semanas e passageiros deverão apresentar ou a Carteira de Identidade ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Há muito tempo motoristas pediam, seja em greves ou protestos, que a checagem de documentos dos usuários fosse feita com o mesmo rigor que acontece com os motoristas, para garantir mais segurança aos colaboradores.

Após anos de reclamação, a novidade foi atendida pela Uber agora. Pelo menos em parte, já que nem todos os usuários terão que passar por checagem do RG ou da CNH com foto.

Entenda

A exigência será feita, pelo menos a princípio, a usuários que não tenham cartão de crédito cadastrado e solicitem uma com pagamento em dinheiro, já que crimes cometidos no aplicativo são normalmente cometidos por usuários sem cadastro de informações bancárias. O aplicativo automaticamente passará a pedir que o usuário mostre um documento.

O pedido aparecerá dentro do app do passageiro, que terá que abrir a câmera do smartphone e tirar uma foto do documento no exato momento em que solicita a corrida, da mesma forma que bancos pedem quando o usuário abre uma conta pelo celular.

Se o usuário colocar um documento falso no sistema, a Uber poderá detectar instantaneamente e mandará uma mensagem de “não foi possível checar o documento”, inviabilizando a corrida.

Como o recurso é voltado só para quem paga corridas em dinheiro, há o temor de que isso afaste a inclusão no app, já que essa forma de pagamento é mais popular nas periferias.

Segundo o presidente da Applic (Associação dos Parceiros de Aplicativos de Transporte de Passageiros e Motoristas Autônomos de Mato Grosso do Sul), Paulo Pinheiro, a medida era muito aguardada pelos motoristas devido a segurança. “É algo que trás segurança tanto para o trabalhador como para o passageiro. A Uber é a primeira plataforma que fornece essa medida e esperamos que as outras plataformas também possam seguir o exemplo”, disse.

Atualmente, a Uber já realiza outras checagens para passageiros, como a exigência do CPF, que é conferida com a base de dados do , para usuários sem cartão de crédito.

Outros aplicativos também têm soluções de segurança com checagens antes da corrida. A 99 Pop, por exemplo, tem um recurso que pede aleatoriamente para usuários tirarem uma selfie antes de viagens para deixar o rosto da pessoa armazenado.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Eventos desportivos no Mato Grosso do Sul: futebol, torneios de luta e estrelas locais

Temporal com fortes ventos derruba árvores em Bonito

Quatro são presos em flagrante e caminhão roubado no Paraná é recuperado

PF fecha mais de mil empresas clandestinas de segurança privada

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Brindes corporativos estratégicos para empresas de Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente entre carreta e carro deixa motorista com graves ferimentos

Após o atendimento emergencial, ela foi removida ao Pronto Socorro

Esportes

Seleção de Vôlei bate República Checa e garante vaga nas oitavas do Mundial

O bloqueio brasileiro não conseguiu parar o ataque checo

Cotidiano

Corpo de jovem campo-grandense que se afogou no Rio Aquidauana é localizado

Era casado e pai de 2 filhas e sua esposa está grávida de mais um bebê

Polícia

VÍDEO: em segundos dupla furta moto estacionada no Chácara Cachoeira

No Bairro Chácara Cachoeira em Campo Grande, nesta segunda