Pular para o conteúdo
Cotidiano

Uber passará a exigir RG de passageiros nas próximas semanas em Campo Grande

Os novos passageiros que forem se cadastrar na plataforma de viagens da Uber em Campo Grande, precisarão fornecer ao aplicativo um documento com foto. A medida começará a valer nas próximas semanas e passageiros deverão apresentar ou a Carteira de Identidade ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Há muito tempo motoristas pediam, seja em greves […]
Arquivo -

Os novos passageiros que forem se cadastrar na plataforma de viagens da em , precisarão fornecer ao aplicativo um documento com foto. A medida começará a valer nas próximas semanas e passageiros deverão apresentar ou a Carteira de Identidade ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Há muito tempo motoristas pediam, seja em greves ou protestos, que a checagem de documentos dos usuários fosse feita com o mesmo rigor que acontece com os motoristas, para garantir mais segurança aos colaboradores.

Após anos de reclamação, a novidade foi atendida pela Uber agora. Pelo menos em parte, já que nem todos os usuários terão que passar por checagem do RG ou da CNH com foto.

Entenda

A exigência será feita, pelo menos a princípio, a usuários que não tenham cartão de crédito cadastrado e solicitem uma com pagamento em dinheiro, já que crimes cometidos no aplicativo são normalmente cometidos por usuários sem cadastro de informações bancárias. O aplicativo automaticamente passará a pedir que o usuário mostre um documento.

O pedido aparecerá dentro do app do passageiro, que terá que abrir a câmera do smartphone e tirar uma foto do documento no exato momento em que solicita a corrida, da mesma forma que bancos pedem quando o usuário abre uma conta pelo celular.

Se o usuário colocar um documento falso no sistema, a Uber poderá detectar instantaneamente e mandará uma mensagem de “não foi possível checar o documento”, inviabilizando a corrida.

Como o recurso é voltado só para quem paga corridas em dinheiro, há o temor de que isso afaste a inclusão no app, já que essa forma de pagamento é mais popular nas periferias.

Segundo o presidente da Applic (Associação dos Parceiros de Aplicativos de Transporte de Passageiros e Motoristas Autônomos de Mato Grosso do Sul), Paulo Pinheiro, a medida era muito aguardada pelos motoristas devido a segurança. “É algo que trás segurança tanto para o trabalhador como para o passageiro. A Uber é a primeira plataforma que fornece essa medida e esperamos que as outras plataformas também possam seguir o exemplo”, disse.

Atualmente, a Uber já realiza outras checagens para passageiros, como a exigência do CPF, que é conferida com a base de dados do , para usuários sem cartão de crédito.

Outros aplicativos também têm soluções de segurança com checagens antes da corrida. A 99 Pop, por exemplo, tem um recurso que pede aleatoriamente para usuários tirarem uma selfie antes de viagens para deixar o rosto da pessoa armazenado.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caso Guarujá: Jovem morre 102 dias depois de contrair virose na praia

elefanta mato grosso do sul

Elefanta que saiu da Argentina faz parada em Mato Grosso do Sul

Pesca no Parque Antenor Martins em Dourados é liberada e vai até domingo

De Campo Grande, atleta de 14 anos conquista duas medalhas em competição na Sérvia

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, três mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

Semana Santa: Quinta-feira é de celebração da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio

‘Boom’ imobiliário transforma Inocência em canteiro de obras e aluguel chega a R$ 15 mil

Bombeiro é condenado após furto de carga de cigarros eletrônicos em acidente na MS-040

Últimas Notícias

Brasil

Chefes de Polícia querem reduzir participação popular em conselho sobre políticas de Segurança

A sociedade civil é representada por duas pessoas

Consumidor

Regra da ANP exige visibilidade de preço ‘dia e noite’ em postos de combustíveis

ANP atualizou regra com mais de 10anos sobre a exigência de exibição correta dos preços nos estabelecimentos

Mundo

UE passa a considerar 7 países ‘seguros’ e restringir asilo a seus cidadãos

Medida serve para ter maior controle sobre os pedidos de asilo na União Europeia

Política

Câmara vai debater proibição de crianças em situação de abandono em semáforos da Capital

Medida busca proteger o público infantil da exploração por meio da mendicância ou da venda de produtos em locais de grande movimentação