Cotidiano

Uber lança gravação de áudio para motoristas e passageiros em Campo Grande

Um dos aplicativos de mobilidade mais populares de Campo Grande, a Uber lançou uma nova ferramenta dentro do app para possibilitar a comunicação entre os passageiros. A partir desta segunda-feira (10) será possível gravar áudio. O U-Áudio permitirá que as mensagens de voz sejam gravadas durante a viagem dentro da plataforma e, este arquivo poderá […]

Mariane Chianezi Publicado em 10/02/2020, às 16h26

Foto: Uber | Divulgação
Foto: Uber | Divulgação - Foto: Uber | Divulgação

Um dos aplicativos de mobilidade mais populares de Campo Grande, a Uber lançou uma nova ferramenta dentro do app para possibilitar a comunicação entre os passageiros. A partir desta segunda-feira (10) será possível gravar áudio.

O U-Áudio permitirá que as mensagens de voz sejam gravadas durante a viagem dentro da plataforma e, este arquivo poderá ser salvo, para reportar à Uber em eventual acontecimento em que aconteça algum desconforto.

A ferramenta, que foi anunciada no evento Uber Destino, realizado no ano passado, pode ser acessada por meio dos recursos de segurança que aparecem no aplicativo durante uma viagem. Quando a viagem se encerra ou por meio do histórico de viagens, tanto o usuário quanto o motorista terão a opção de relatar um incidente de segurança e anexar o arquivo de gravação de áudio em apenas alguns toques.

O áudio permanece criptografado e armazenado diretamente no dispositivo de quem fez a gravação e a Uber só poderá acessá-lo se o motorista ou usuário escolherem compartilhar o arquivo como parte do relato.

Depois que o arquivo de áudio criptografado for enviado aos agentes de atendimento ao cliente da Uber, o arquivo será aberto e usado para ajudar a entender melhor o relato do incidente e tomar as medidas apropriadas. Em algumas situações, uma gravação pode ser utilizada para apoiar os responsáveis pelo atendimento na decisão de desativação do motorista ou usuário, de acordo com o Código de Conduta do Motorista. Durante o piloto, a ferramenta está sendo configurada para apagar os arquivos de áudio automaticamente após uma semana.

Esse recurso foi criado para ajudar a Uber a entender melhor o que ocorreu durante uma viagem. O arquivo poderá ser usado para ajudar em investigações ou ser compartilhado com as autoridades, de acordo com o devido processo legal. Ao mesmo tempo, a proteção da privacidade dos envolvidos é levada muito a sério em todo o processo.

Todos os usuários e motoristas receberão um aviso informando que o recurso está disponível e que eles podem estar sujeitos à gravação de áudio. Somente a Uber tem a chave para descriptografar o arquivo e isto somente pode ser feito após a denúncia, com o envio do áudio. A gravação não pode ser ouvida no dispositivo do usuário ou motorista, nem compartilhada com terceiros, apenas com a Uber.

Jornal Midiamax