A Prefeitura de acrescentou nesta segunda-feira (23) medidas ao decreto municipal 54, publicado no último dia 19 de março de 2020, para contenção do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Dentre os acréscimos, estão a suspensão de prazos aos pedidos feitos na Ouvidoria e procedimentos de licenças ambientais, e pagamento de adicional de insalubridade de 30% aos trabalhadores em função de atendimento nas unidades de saúde do município.

Os acréscimos também recomendam fechamento dos locais de grande circulação, como shoppings, centros comerciais, clubes, templos religiosos e cinemas, restrição de no máximo 5 pessoas à salas de velório e suspensão de atendimento público em bancos e casas lotéricas, excetuados os caixas automáticos, e limitado ao número de pessoas correspondentes à quantidade de dispositivos eletrônicos disponíveis.

Visitações a públicos, a não ser para sepultamentos, ficam suspensos. Clique AQUI para conferir o decreto na íntegra, a partir da página 663.

No último domingo (22), a Prefeitura do município distante 333 km da Capital já havia anunciado fechamento do comércio, sem funcionamento interno, com portas fechadas. Receitas e atestados médicos serão emitidos via e-mail sem a necessidade da via do documento original. Para isso, será publicado um Decreto para que a população possa realizar a compra de alguns medicamentos nas farmácias sem a necessidade de receitas emitidas em consultório;

Apenas estarão abertos os estabelecimentos comerciais que são entendidos como essenciais, como: supermercados, padarias, farmácias, depósitos de gás e as lojas pets. A coleta de lixo segue normal uma vez que todos os profissionais do setor utilizam materiais de controle biológico.

Serviço Público de Saúde funcionará normalmente, porém é aconselhável que a população não o procure sem necessidade, haja vista que aglomerações aumenta o contágio e proliferação do vírus. A recomendação é que para gripes iniciais, onde tenha sintomas iniciais e mais leves, as pessoas devem permanecer em casa em repouso.

A Prefeitura de Três Lagoas anunciou que também já providenciou a compra os 40 respiradores e no momento está solicitando a compra de kits rápidos para a detecção da doença.