Cotidiano

Testes de vacinas contra o coronavírus em 5 mil voluntários começam em 10 dias em MS

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) assinou, nesta quarta-feira (07), convênio para testes de quatro vacinas contra o coronavírus em Mato Grosso do Sul. Os testes serão aplicados em cinco mil voluntários no Estado. O termo de cooperação foi assinado pelo secretário de Saúde, Geraldo Resende, e pelos médicos pesquisadores Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia […]

Dayene Paz Publicado em 08/10/2020, às 07h12 - Atualizado às 13h15

Assinatura ocorreu nesta quarta. Imagem: Divulgação
Assinatura ocorreu nesta quarta. Imagem: Divulgação - Assinatura ocorreu nesta quarta. Imagem: Divulgação

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) assinou, nesta quarta-feira (07), convênio para testes de quatro vacinas contra o coronavírus em Mato Grosso do Sul. Os testes serão aplicados em cinco mil voluntários no Estado. O termo de cooperação foi assinado pelo secretário de Saúde, Geraldo Resende, e pelos médicos pesquisadores Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia Lyrio, que conduzem o estudo da vacina Janssen-Cilag.

De acordo com as informações da SES, o apoio será ao estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo para avaliar a eficácia e a segurança para prevenção da Covid-19 mediada pelo SARS-CoV-2 em adultos com 18 anos de idade ou mais.

A captação de voluntários para os testes da primeira vacina deve começar em 15 dias. “Serão testadas dois mil voluntários. No primeiro grupo serão vacinadas pessoas entre 18 e 58 anos, dando preferência para profissionais da saúde e de segurança pública”, explica Ana Lúcia Lyrio.

A segunda vacina a ser testada em Mato Grosso do Sul é a Coronavac, em parceria do Instituto Butantã e o laboratório Sinovac. Os estudos também serão feitos pelos pesquisadores Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia Lyrio. A vacina será testada em um grupo de mil voluntários, todos profissionais de saúde. A expectativa é que os testes comecem em dez dias.

A terceira vacina a ser testada no Estado é a vacina da BCG (usada para prevenir a tuberculose), que está sendo realizador pelo pesquisador Julio Crodda. Dois mil voluntários irão receber a vacina BCG com objetivo de verificar a proteção do imunizante contra a Covid-19. Os testes devem começar em 19 de outubro.

A quarta vacina contra coronavírus a ser testada em Mato Grosso do Sul é a desenvolvida pelo laboratório Sanofi. Entretanto, os testes dessa vacina devem iniciar só a partir de janeiro de 2021.

A SES irá fornecer estrutura física adequada para o bom funcionamento dos testes, como a Escola Técnica do SUS (ETSUS) e o Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen-MS). A Saúde em MS ainda destaca que a responsabilidade pela execução do estudo cabe aos pesquisadores, não havendo nenhum tipo de vínculo entre os voluntários da pesquisa e a SES. Também não haverá repasse de recursos financeiros.

Jornal Midiamax