Testagem de 467 servidores do Detran-MS dá negativo para coronavírus
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) realizou na segunda-feira (1) 467 exames para testar servidores e todos os resultados deram negativo para a Covid-19, o novo coronavírus. Anteriormente, o órgão garantiu que a testagem teria 86% de precisão, mas servidores questionaram a escolha o teste rápido para verificar a doença. De acordo com ofício encaminhado […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) realizou na segunda-feira (1) 467 exames para testar servidores e todos os resultados deram negativo para a Covid-19, o novo coronavírus. Anteriormente, o órgão garantiu que a testagem teria 86% de precisão, mas servidores questionaram a escolha o teste rápido para verificar a doença.
De acordo com ofício encaminhado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) ao presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, os exames foram realizados durante um período de 7 horas, entre às 8h40 às 15h40, onde todos os servidores foram testados. Por fim, o resultado teria apontado que nenhum colaborador foi contaminado pelo vírus.
No entanto, o documento explica que o resultado não exclui totalmente o diagnóstico de coronavírus. “Ressalto que o resultado do teste isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico de COVID-19. Contudo, em conjunto com as informações clínico epidemiológicas é possível que o resultado do teste seja utilizado para qualificar a decisão dos profissionais de saúde”, diz trecho de ofício da SES.
O resultado do teste saiu no mesmo dia e foi informado para os servidores por meio de SMS, e-mail e a SES deixou disponível no site da secretaria.
Servidores questionaram eficácia do teste
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) rebateu os servidores após ser questionado sobre a eficácia do teste rápido, que foi usado para testar mais 450 colaboradores do órgão depois de dois casos positivos da Covid-19 dentro do departamento. O órgão afirma que o testagem tem 86% de precisão em identificar a doença.
Temendo por um surto de coronavírus dentro das repartições, os servidores estavam com medo da exposição ao vírus e questionaram que o melhor exame para ter mais eficiência para identificar a Covid-19 seria o PCR (do inglês polymerase chain reaction).
De acordo com o Sindetran (Sindicato dos Servidores do Detran), o temor é que se um servidor estiver com o vírus e os anticorpos ainda não estiverem se manifestado, o teste pode dar negativo para a doença e, diante disso, a rotina de trabalho pode voltar ao normal. Muitos servidores precisarão viajar ao interior de MS para procedimentos do órgão.
Mas o Detran-MS garante que a eficácia do teste rápido é comprovada e vai ajudar a identificar eventuais infectados. “O teste rápido – SARS-CoV-2, aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS tem 86% sensibilidade para detectar o vírus e ele justamente serve para detectar se tem o anticorpos contra o vírus ou não”, disse por meio de assessoria de imprensa.
Outro questionamento feito pelo servidores, foi que o segundo servidor a ter contraído o vírus não teve a identidade informada para os demais servidores, pois possibilitaria identificar onde poderiam ter mais suspeitas de infectados. Mas o Detran explicou que a escolha de não ser identificado foi do servidor.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Consumo de produtos ultraprocessados causa 6 mortes por hora no país
Um estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) aponta que o Brasil gasta, por ano, pelo menos R$ 10,4 bilhões com as consequências do consumo de alimentos ultraprocessados para a saúde da população. São despesas diretas com tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), custos por aposentadoria precoce e licença médica. Só em 2019, segundo a…
Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, endossou o posicionamento de entidades do setor produtivo e da indústria brasileira de carnes de sugerir o não fornecimento de carnes ao Carrefour também no Brasil, após a suspensão da compra de proteínas do Mercosul pelas unidades francesas do grupo. “Me surpreende a presidência local aqui no Brasil dizendo…
Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
De armazenista a vigia, Funtrab oferta 843 vagas de emprego nesta sexta-feira
Entre os destaques estão 44 vagas para operador de caixa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.