Pular para o conteúdo
Cotidiano

Testagem de 467 servidores do Detran-MS dá negativo para coronavírus

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) realizou na segunda-feira (1) 467 exames para testar servidores e todos os resultados deram negativo para a Covid-19, o novo coronavírus. Anteriormente, o órgão garantiu que a testagem teria 86% de precisão, mas servidores questionaram a escolha o teste rápido para verificar a doença. De acordo com ofício encaminhado […]
Arquivo -

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) realizou na segunda-feira (1) 467 exames para testar servidores e todos os resultados deram negativo para a , o novo . Anteriormente, o órgão garantiu que a testagem teria 86% de precisão, mas servidores questionaram a escolha o teste rápido para verificar a doença.

De acordo com ofício encaminhado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) ao presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, os exames foram realizados durante um período de 7 horas, entre às 8h40 às 15h40, onde todos os servidores foram testados. Por fim, o resultado teria apontado que nenhum colaborador foi contaminado pelo vírus.

No entanto, o documento explica que o resultado não exclui totalmente o diagnóstico de coronavírus. “Ressalto que o resultado do teste isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico de COVID-19. Contudo, em conjunto com as informações clínico epidemiológicas é possível que o resultado do teste seja utilizado para qualificar a decisão dos profissionais de saúde”, diz trecho de ofício da SES.

O resultado do teste saiu no mesmo dia e foi informado para os servidores por meio de SMS, e-mail e a SES deixou disponível no site da secretaria.

Servidores questionaram eficácia do teste

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) rebateu os servidores após ser questionado sobre a eficácia do teste rápido, que foi usado para testar mais 450 colaboradores do órgão depois de dois casos positivos da Covid-19 dentro do departamento. O órgão afirma que o testagem tem 86% de precisão em identificar a doença.

Temendo por um surto de coronavírus dentro das repartições, os servidores estavam com medo da exposição ao vírus e questionaram que o melhor exame para ter mais eficiência para identificar a Covid-19 seria o PCR (do inglês polymerase chain reaction).

De acordo com o (Sindicato dos Servidores do Detran), o temor é que se um servidor estiver com o vírus e os anticorpos ainda não estiverem se manifestado, o teste pode dar negativo para a doença e, diante disso, a rotina de trabalho pode voltar ao normal. Muitos servidores precisarão viajar ao interior de MS para procedimentos do órgão.

Mas o Detran-MS garante que a eficácia do teste rápido é comprovada e vai ajudar a identificar eventuais infectados. “O teste rápido – SARS-CoV-2, aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS tem 86% sensibilidade para detectar o vírus e ele justamente serve para detectar se tem o anticorpos contra o vírus ou não”, disse por meio de assessoria de imprensa.

Outro questionamento feito pelo servidores, foi que o segundo servidor a ter contraído o vírus não teve a identidade informada para os demais servidores, pois possibilitaria identificar onde poderiam ter mais suspeitas de infectados. Mas o Detran explicou que a escolha de não ser identificado foi do servidor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Presidente de associação de escola futebol morre em acidente em Dourados

Zeca do PT pede vistas ao projeto de lei sobre aumento do financiamento da MSGás

agro

“Coisas nos seus devidos lugares”, diz Tereza Cristina após UPb sair da base de Lula

UFN-III fica em Três Lagoas

Petrobrás vai ‘fatiar obras’ da UFN3 em 7 etapas, mas garante prioridade

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

AO VIVO: STF tem 2º dia de julgamento de Bolsonaro e outros réus

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

sessao mst

Segue à sanção projeto de lei do TJMS que concede 10% a magistrados em comarcas de difícil provimento

Últimas Notícias

Política

“Fica pronta no 1º semestre de 2026”, diz ministra do Orçamento sobre ponte do MS ao Paraguai

São mais de R$ 600 milhões para investimento da alça que ligará os países pela Rota Bioceânica

MidiaMAIS

Higiênicos, paçoqueiros do mesmo ponto sofrem consequências de atitude de vendedor ‘porco’

Vendas das paçocas caíram e os dois já foram confundidos com o ambulante que viralizou coçando "aquele lugar" em Mato Grosso do Sul

Política

Tereza mira ‘ameaça’ a brasileiros e lidera audiência para apurar investigação americana

Órgão dos EUA abriu investigação contra o Brasil por suspeitas de prejuízo à economia do país

Famosos

María Antonieta, a Chiquinha de Chaves, cai de escada após internação

Vídeo que circula na internet mostra momento em que a atriz tropeça em escada de teatro