Após amanhecer com céu escuro e anunciando a chegada da tempestade, tem forte e muitos raios na manhã desta segunda-feira (26).

Ontem, o (Instituto Nacional de ) emitiu alerta para tempestade com risco de chuva de até 100mm e ventos com rajadas que podem chegar a 100km/h. Além disso, os meteorologistas alertam para risco de queda de granizo, que pode afetar plantações.

Por volta das 6h, o tempo começou a fechar. A chuva começou por volta das 7h30 e atinge o município com bastante intensidade. Há informação de que vários bairros estão sem energia e em outros a luz está oscilando.

Conforme o meteorologista Natalio Abraão, da Anhanguera-Uniderp, em apenas 23 minutos de chuva, Dourados registrou volume de 24,8mm, que causou enchentes e alagamentos. As rajadas de vento chegaram a 74km/h.

O alerta do Inmet é válido apenas para esta segunda-feira.

Tempestade com chuva forte e raios atinge Dourados e deixa bairros sem energia
Toda a área em laranja está sob o alerta de tempestade do Inmet

Veja o que fazer durante a tempestade:

  • Não se abrigar embaixo de árvores
  • Evitar estacionar carro perto de torre de transmissão e placas de propaganda
  • Desligar aparelhos da rede elétrica

Região

A tempestade também atingiu outras cidades da região. Em Ponta Porã, a chuva de 45 minutos de duração foi de 32,6mm e os ventos chegaram a 65km/h.

Já em Caarapó, as rajadas alcançaram velocidade de 81km/h, causando estragos. Em Aral Moreira, a chuva foi de 37,2mm, com ventos de até 71km/h. Já em Amambai, a precipitação registrada foi de 23,2mm, com ventos de 65km/h.

(Editada às 9h35 para acréscimo de informações)