Testagem em massa nos detentos do Estabelecimento Penal de –a 260 km de Campo Grande– levou à descoberta de 102 casos de , fazendo com que as estatísticas de novos casos da doença no município disparassem. Boletim da Secretaria Municipal de Saúde havia apontado 140 casos ativos na tarde de sexta-feira (21), a grande maioria de internos.

Dos novos casos na unidade, 95 foram confirmados ao longo de 48 horas por meio de testes rápidos, 33 deles anunciados na manhã de sexta-feira. No presídio há 268 detentos, 168 deles submetidos a exames e outros 100 à espera dos testes, que devem ser realizados nos próximos dias.

Em nota, a Secretaria de Saúde Pública coxinense confirmou a testagem em massa de detentos nesta semana –até a manhã de sexta-feira, eram cerca de 30 internos infectados. Até aqui, todos os infectados são casos assintomáticos ou de sintomas leves. “Estão sendo acompanhados por médicos e recebendo medicamentos para o tratamento”, disse o secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira, ao Edição MS.

O presídio também passou por desinfecção na manhã de sexta-feira, providenciada pela Vigilância Sanitária e o CCV (Centro de Controle de Vetores). A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) segue regras de contenção nas unidades penais, como proibição de visitas e isolamento de novos internos.

A situação dentro da penitenciária contrasta com a identificada no restante da cidade: dos 64 novos casos identificados na sexta-feira, apenas 2 não eram de presidiários. Ao todo, o município contabiliza 353 casos positivos de Covid-19 desde 12 de abril (data em que foi confirmada a primeira infecção na cidade), com 208 recuperados, 5 óbitos e 140 casos ativos. Apenas um paciente está internado, sendo transferido para Campo Grande, e o restante segue em isolamento.

Outros 32 casos aguardam resultados do Lacen (Laboratório Central), em Campo Grande. A pede que pessoas que apresentarem sintomas de Covid-19 se dirijam, das 13h às 21h, ao Centro Referencial de Atenção Primária, ao lado do pronto-socorro do Hospital Regional, ou contate tele-enfermeiros pelo telefone (67) 99936-5251.