Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura inicia reparos após nova queda de muro de contenção do rio Anhanduí

A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) inicia os reparos emergenciais no Rio Anhanduí nesta quarta-feira (11), em Campo Grande. Um trecho do muro de contenção caiu nesta terça (11), enquanto a equipe trabalhava na recuperação da outra margem do canal – que já havia caído há quase 20 dias. O muro foi […]
Arquivo -

A (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) inicia os reparos emergenciais no nesta quarta-feira (11), em . Um trecho do muro de contenção caiu nesta terça (11), enquanto a equipe trabalhava na recuperação da outra margem do canal – que já havia caído há quase 20 dias. O muro foi construído há 40 anos e nunca passou por manutenção.

O secretário Rudi Fiorese explica que o primeiro trabalho a ser feito é a limpeza do canal e a avaliação das condições da placa de concreto. A princípio, deve ser adotada a mesma solução empregada na margem direita do canal, onde desde a semana passada equipes da Secretaria trabalham para refazer os 26 metros de canal, reerguendo as placas, apoiadas em vigas de ferro e concreto armado. Em seguida, se faz a estabilização do barranco com pedra, concreto e recomposição do aterro no espaço reservado à calçada.

A solução definitiva, segundo o secretário, está prevista no projeto elaborado pelo projetista que prevê a “ancoragem” de 70 metros do canal nas duas margens, abrangendo exatamente o trecho da estrutura. A técnica consiste na abertura de uma perfuração de 11 metros no subsolo, onde se coloca um cabo de aço e nele se injeta concreto armado, fazendo o grampeamento da estrutura.

O Anhandui, assim como o Córrego Segredo, foi canalizado há mais de 40 anos. Segundo engenheiros da Sisep, as ferragens de sustentação das paredes sofrem os efeitos da ação do tempo, como a corrosão decorrente do contato com a correnteza, que recebe água servida, contaminada por produtos químicos.

Como a queda de placas tem sido recorrente após chuvas intensas, a Prefeitura vai contratar um projeto de revitalização para reforço de toda a estrutura do canal. De forma emergencial, a estrutura tem sido reforçada com trilhos e estabilizada a contenção do barranco, com pedras e concreto.

O andamento das obras de revitalização do Rio Anhandui, entre as ruas Santa Adélia e do Aquário, iniciadas em 2017, tem sido prejudicado pelo atraso na liberação dos recursos federais, diz a Prefeitura. Ainda neste mês, a vai iniciar a transposição de 1.300 metros do interceptor de esgoto que fica na margem esquerda. Feita a mudança, será retomada a construção do canal em gabião entre as ruas da Abolição e do Aquário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Fogo desde cedo”: incêndio continua em mata ao lado de residencial na Capital

Borracheiro é baleado na cabeça enquanto trabalhava na fronteira de MS

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Comerciante morre em capotagem na MS-316, em Paraíso das Águas

Últimas Notícias

Trânsito

Familiares de César pedem justiça por morte de César, atropelado em Corumbá

Idoso morreu após 35 dias de internação em Campo Grande

Polícia

Foragidos da megaoperação contra o PCC entraram para a lista vermelha da Interpol; confira os nomes

A investigação apontou que donos de postos de combustíveis foram ameaçados de morte por integrantes da facção

Cotidiano

Garoa ameaça, mas calor e baixa umidade persistem em Campo Grande

Uma garoa tímida caiu sobre alguns bairros de Campo Grande, como o Centro, Jardim Caiçara e o Jardim Seminário

Trânsito

Colisão frontal termina com uma pessoa morta na MS-379 em Dourados

A vítima ficou presa às ferragens