Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura inicia reparos após nova queda de muro de contenção do rio Anhanduí

A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) inicia os reparos emergenciais no Rio Anhanduí nesta quarta-feira (11), em Campo Grande. Um trecho do muro de contenção caiu nesta terça (11), enquanto a equipe trabalhava na recuperação da outra margem do canal – que já havia caído há quase 20 dias. O muro foi […]
Arquivo -

A (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) inicia os reparos emergenciais no nesta quarta-feira (11), em . Um trecho do muro de contenção caiu nesta terça (11), enquanto a equipe trabalhava na recuperação da outra margem do canal – que já havia caído há quase 20 dias. O muro foi construído há 40 anos e nunca passou por manutenção.

O secretário Rudi Fiorese explica que o primeiro trabalho a ser feito é a limpeza do canal e a avaliação das condições da placa de concreto. A princípio, deve ser adotada a mesma solução empregada na margem direita do canal, onde desde a semana passada equipes da Secretaria trabalham para refazer os 26 metros de canal, reerguendo as placas, apoiadas em vigas de ferro e concreto armado. Em seguida, se faz a estabilização do barranco com pedra, concreto e recomposição do aterro no espaço reservado à calçada.

A solução definitiva, segundo o secretário, está prevista no projeto elaborado pelo projetista que prevê a “ancoragem” de 70 metros do canal nas duas margens, abrangendo exatamente o trecho da estrutura. A técnica consiste na abertura de uma perfuração de 11 metros no subsolo, onde se coloca um cabo de aço e nele se injeta concreto armado, fazendo o grampeamento da estrutura.

O Anhandui, assim como o Córrego Segredo, foi canalizado há mais de 40 anos. Segundo engenheiros da Sisep, as ferragens de sustentação das paredes sofrem os efeitos da ação do tempo, como a corrosão decorrente do contato com a correnteza, que recebe água servida, contaminada por produtos químicos.

Como a queda de placas tem sido recorrente após chuvas intensas, a Prefeitura vai contratar um projeto de revitalização para reforço de toda a estrutura do canal. De forma emergencial, a estrutura tem sido reforçada com trilhos e estabilizada a contenção do barranco, com pedras e concreto.

O andamento das obras de revitalização do Rio Anhandui, entre as ruas Santa Adélia e do Aquário, iniciadas em 2017, tem sido prejudicado pelo atraso na liberação dos recursos federais, diz a Prefeitura. Ainda neste mês, a vai iniciar a transposição de 1.300 metros do interceptor de esgoto que fica na margem esquerda. Feita a mudança, será retomada a construção do canal em gabião entre as ruas da Abolição e do Aquário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Últimas Notícias

Brasil

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

O parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.