Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sindicato pede a entregadores e empresas cuidados contra coronavírus

A pandemia de coronavírus (Covid-19) e a consequente quarentena decretada por Campo Grande e vários outros municípios e Estados, gerou, de um lado, preocupação em relação à sobrevivência de pequenos negócios e, por outro, impulsionou o delivery, uma das atividades que cresce em todo o mundo –empurrada principalmente pelos aplicativos. No Estado, o Sinpromes/MS (o […]
Arquivo -

A pandemia de coronavírus (Covid-19) e a consequente quarentena decretada por e vários outros municípios e Estados, gerou, de um lado, preocupação em relação à sobrevivência de pequenos negócios e, por outro, impulsionou o delivery, uma das atividades que cresce em todo o mundo –empurrada principalmente pelos aplicativos. No Estado, o Sinpromes/MS (o sindicato dos trabalhadores em entregas, sejam de moto ou não) estima haver 6 mil trabalhadores atuantes, metade deles na Capital.

O problema é que, com o avanço da atividade, também surgem preocupações quanto a atuação dos profissionais de entregas. Luis Carlos Escobar, presidente do sindicato, alerta para a importância desses profissionais se protegerem contra o novo coronavírus, tanto para preservarem sua saúde como para não disseminarem as doenças.

“Temos discutido com os trabalhadores no sentido de que, se eles vão à rua, que pelo menos se previnam. Coloquem máscaras e usem desinfetantes. Isso porque, agora, a maior parte dos trabalhadores que se propõem a trabalhar em entregas são totalmente informais”, disse Escobar.

motoentregadores, entregas, aplicativos, novo coronavírus, coronavírus, Covid-19, Campo Grande, álcool em gel, máscaras de proteção
Preocupação com motoentregadores envolve uso de materiais de proteção durante as atividades. (Foto: Marcos Ermínio)

O Sinpromes, continuou ele, já recebeu denúncias de empresas que não estariam disponibilizando os itens de proteção aos trabalhadores de entrega. “Não dão a , não dão o álcool em gel”, afirmou. Da mesma forma, cobradores que também atuam sobre rodas enfrentam problemas para exercer as atividades.

“Eles iam aos prédios e não deixavam entrar, obviamente. Estamos pedindo às empresas para se conscientizarem e deixarem o trabalhador protegido. Isso pode prejudicar a própria empresa, inclusive o patrão. Não são o material, o trabalhador corre para a rua, se sujeitando a se contaminar e a contaminar os demais”, alertou. O sindicato pretende acionar o Ministério Público para que cobre as empresas que se mantiverem operantes quanto a essa preocupação.

Aplicativos

A preocupação é redobrada em relação aos motoristas de aplicativos, já que, perante a Justiça, existem interpretações dúbias quanto ao vínculo entre os profissionais e as empresas. “Já ajuizamos ações e vimos a Justiça entender que não há vínculo empregatício. Mas, em e outros Estados, já se entendeu que sim, há essa relação. Estamos na batalha para que essas empresas venham a respeitar o direito deles”.

Segundo Escobar, já houve flagrantes de entregadores atuando sem materiais de proteção. “É perigo, estamos preocupados e pedimos para que eles tomem a mínima proteção”.

Avanço

Segundo levantamentos divulgados pela mídia nacional, os apps de entregas já registraram alta de até 30% no movimento. O percentual foi apresentado pela colombiana Rappi, que atua em 60 cidades, e se refere ao período de janeiro e fevereiro (quando a pandemia ainda não tinha tomado grandes proporções no ocidente), na comparação com os dois últimos meses de 2019. Os destaques são serviços para farmácias, restaurantes e supermercados.

Já o iFood e a Eats, conhecidos principalmente pelo delivery de alimentos, ainda não estimaram o aumento na demanda. Contudo, anteciparam medidas de cuidado com seus colaboradores.

O iFood anunciou um fundo de R$ 1 milhão para colaboradores em quarentena e iniciou testes de entregas sem contato –algo também realizado pela Rappi, que pretende permitir ao entregador deixar o produto na porta e não ter contato físico com os clientes. Os usuários devem orientar a entrega por opção no aplicativo ou no chat com o entregador. A Rappi também informou entregar álcool em gel, desinfetantes e máscaras a colaboradores e criar um fundo para proteger seus parceiros.

A Uber Eats promete prestar assistência financeira por até 14 dias aos motoristas e entregadores parceiros que forem diagnosticados com novo coronavírus ou forem colocados em quarentena.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Local onde Kelvy foi assassinado no Monte Castelo (Foto: Reprodução)

Réu é condenado a 6 anos e 8 meses de prisão por homicídio em Campo Grande em 2021

Empresa de alimentos tem 268 vagas abertas em diversas áreas para quatro cidades de MS

PF cumpre busca e apreensão contra deputado federal do União Brasil em embarque no aeroporto

Cras São Conrado recebe palestra gratuita sobre educação financeira e prevenção de golpes

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

tce-ms licitação

Em meio à briga judicial e após suspensão, TCE-MS confirma data da prova de concurso

Prefeitura de Sonora decretou emergência por falta de água na Comunidade dos Bispos (PMS, Divulgação)

Sonora adere a ata de R$ 106 milhões para fornecimento de materiais de construção civil

Últimas Notícias

Cotidiano

Está em busca de casa própria? Agehab promove 3º Feirão MS Moradia a partir desta quinta

Feirão acontece no Shopping Norte Sul Plaza, com atendimento gratuito

Polícia

Estagiária da Justiça de Naviraí é alvo de ação após vazamento de informações sobre operação contra o PCC

Vazamento teria iniciado à partir de estagiária, que falou sobre a operação para a irmã advogada que, por sua vez, alertou o irmão e este avisou membros em grupo de mensagens

Política

Vereadores aprovam programa ‘Banco Vermelho’ em Campo Grande

Iniciativa transforma um simples banco em um memorial público em homenagem às mulheres vítimas de feminicídio

Mundo

Trump parabeniza trabalho de Milei na Argentina, e Bessent reforça apoio nas eleições

Secretario de Trump declarou apoio a presidente argentino