Somente neste sábado (14), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realizou 8 testes em novos casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) em Campo Grande. A Capital já soma dois casos confirmados da doença.
De acordo com o secretário municipal de Saúde José Mauro Filho, a recomendação é para pacientes que apresentarem sintomas respiratórios procurem preferencialmente uma unidade básica e de saúde da família, ao invés de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), para evitar exposição a outras doenças.
Além disso ele destacou que as UBSs e UBSFs estão aptas a atender os pacientes inclusive para realização do primeiro diagnóstico da doença e reforça que só procure a unidade de saúde quem realmente apresentar um quadro moderado.
O secretário ressalta que quem apresentar sintomas respiratórios deve evitar sair de casa, utilizar ônibus, ir para a escola e até mesmo trabalhar até que os sintomas diminuam.
Casos confirmados
Em boletim divulgado na tarde deste sábado (14), a SES-MS (Secretária de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) confirmou os dois primeiros casos de coronavírus no Estado, ambos em Campo Grande.
O primeiro paciente confirmado foi um homem de 31 anos, que esteve a trabalho em Londres, na Inglaterra, entre os dia 04 e 09 de março e esteve em contato com um caso positivo da doença em São Paulo. Ele procurou atendimento na UPA Coronel Antonino onde foi feita a coleta do material no dia 12 de março, com resultado positivo no dia 14 de março.
A segunda confirmação é de mulher de 23 anos atendida na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Leblon no dia 12 de março, contagiada após contato com um caso positivo no Rio de Janeiro durante os dias 06 e 08 de março. Até o momento a paciente não apresenta nenhum sintoma da doença.
Ambos estão em isolamento domiciliar e devem permanecer em quarentena por 14 dias.
Vale destacar que, O caso do senador Nelsinho Trad não é contabilizado, pois foi diagnosticado em Brasília após viagem aos Estados Unidos, sem ter vindo ao Estado.
Os exames que constataram o contágio foram realizados no Lacen-MS (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul) e serão enviados para o laboratório Adolf Lutz apenas para controle dos casos.
Ainda conforme a SES-MS, há um caso suspeito sendo monitorado em Três Lagoas. Desde o dia 25 de janeiro o Estado recebei 40 notificações de casos suspeitos, sendo 37 desconsiderados casos de Covid-19.