Salões de beleza reabrem com 30% da capacidade e não podem oferecer nem ‘cafezinho’
A Prefeitura de Campo Grande autorizou que salões de beleza e clínicas estéticas voltem a funcionar a partir desta quinta-feira (9). Estabelecimentos devem cumprir regras rigorosas: triagem dos clientes na hora do agendamento, manter lotação de 30% da capacidade e nada de oferecer cafézinho ou bolo para consumidores. A reabertura abrange empresas e profissionais autônomos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Campo Grande autorizou que salões de beleza e clínicas estéticas voltem a funcionar a partir desta quinta-feira (9). Estabelecimentos devem cumprir regras rigorosas: triagem dos clientes na hora do agendamento, manter lotação de 30% da capacidade e nada de oferecer cafézinho ou bolo para consumidores.
A reabertura abrange empresas e profissionais autônomos prestadores de serviços de beleza, como salões, barbearias, maquiadores, esmalterias, clínicas de estética, micropigmentação e tatuagem. Os estabelecimentos devem cumprir regras de biossegurança, confira:
Lotação de 30% e cuidados com higiene
Salões de beleza e estética devem obedecer lotação máxima de 30% da capacidade normal do estabelecimento e devem manter medidas de higiene para evitar a contaminação do coronavírus.
Recomenda-se ainda que as máquinas de cartões de crédito e débito sejam protegidas com uma capa plástica ou filme plástico transparente de forma que não impossibilite a visão do teclado. As máquinas deverão ser desinfetadas com álcool a 70% a cada uso e proteção plástica deve ser trocada periodicamente.
Os estabelecimentos e profissionais devem atuar também na fiscalização colaborativa com o poder público para coibir e desestimular quaisquer iniciativas que violem as medidas de segurança necessárias e estabelecidas na resolução. Devem ainda, afixar cartazes informativos sobre formas de transmissão e medidas preventivas ao Covid-19, além de medidas de higiene como álcool em gel 70%.
Fazer triagem de clientes
Não é recomendável o atendimento de pessoas com mais de 60 anos ou de outros grupos de risco, como hipertensos e diabéticos, por exemplo. Para realizar o agendamento, o profissional deverá fazer uma triagem dos clientes. Pessoas com sintomas como tosse, dor de garganta ou febre também não deverão ser atendidas.
Manter distanciamento
Respeitar o distanciamento social, mínimo de 2 metros entre postos de trabalho, cadeiras e/ou macas de atendimento, assim como os clientes devem ser acomodados de forma que seja possível manter um distanciamento mínimo de 1,5 metro entre eles. Manter portas e janelas sempre abertas.
Não oferecer alimentos ou bebidas
Não poderá haver a oferta de degustação de produtos aos consumidores, como o tradicional cafézinho ou bolo. Também não poderá haver atividades associadas ao serviço estético que promovam a aglomeração de pessoas no local, como venda de bebidas alcoólicas para consumo no local, prática que era comum em barbearias ou estúdios de tatuagem.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.