Pular para o conteúdo
Cotidiano

Saiba como: clientes da Energisa que ficaram sem luz podem cobrar desconto na conta em MS

As chuvas intensas acompanhadas de vendaval, queda de árvores e raios, registradas nas últimas semanas, causaram vários transtornos aos moradores de Campo Grande e do interior de Mato Grosso do Sul, inclusive, com a falta de energia elétrica por horas. Se você ficou no prejuízo, saiba que é possível ter desconto na conta de luz. […]
Arquivo -
cobrança
Foto: Ilustrativa | Reprodução.

As chuvas intensas acompanhadas de vendaval, queda de árvores e raios, registradas nas últimas semanas, causaram vários transtornos aos moradores de e do interior de Mato Grosso do Sul, inclusive, com a elétrica por horas. Se você ficou no prejuízo, saiba que é possível ter desconto na conta de luz.

Conforme a exigência da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), os consumidores que sofreram com a falta de luz têm direito a desconto na após ter o consumo interrompido por mais de 4 horas.

Além disso, não é necessário solicitar o desconto, pois a diminuição na cobrança é calculada automaticamente pela concessionária e aplicada em até dois meses após o ocorrido.

De olho na fatura

A agência estabelece máxima e mínima na tensão nos indicadores de qualidade, através dos conjuntos elétricos, podem variar de município e de regiões, mas podem ser consultados no site da Aneel e também na própria fatura.

O cliente precisa ficar atento nas siglas DIC (Duração de interrupção individual por unidade consumidora), FIC (Frequência de interrupção individual por unidade consumidora), DIMIC (Duração máxima de interrupção contínua por unidade consumidora ou ponto de conexão) e DICRI (Duração da interrupção individual ocorrida em dia crítico por unidade consumidora ou ponto de conexão), que são os indicadores de parâmetros.

O consumidor que não concordar com os valores, deve procurar a concessionária e relatar a reclamação.

Quando eu posso ser ressarcido por dano em algum eletrodoméstico?

A presidente do Concen (Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da ) Rosimeire Costa, disse que a entidade está acompanhando os alertas meteorológicos e alertando os consumidores sobre os direitos que podem ter em casos de equipamentos queimados e suspensão no fornecimento da rede.

Através do nosso portal, o consumidor pode relatar uma reclamação. Nele, temos listados em todas as classes e podemos monitorar o eventual atraso de serviços de reparo. Nossa intenção é mesmo de criar um canal de interação com o consumidor, mas esclareço que não é um call center, apenas uma possibilidade de mediação e ponte do consumidor com a Energisa”, disse.

Queda de luz em bairros da Capital

A Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia em quase todos os municípios do Estado, informou que cerca de 6 mil raios atingiram a Capital durante o temporal, nesta segunda-feira (9), ocasionando a falta de luz em bairros.

“Árvores e objetos lançados na rede elétrica interferiram diretamente no fornecimento de energia provocando o rompimento de cabos e danos ao sistema. A concessionária triplicou o número de equipes para restabelecer – o mais rápido possível – o fornecimento nas localidades atingidas”, disse a empresa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Anvisa proíbe medidores de glicose sem eficácia comprovada

Açougue é interditado e dono autuado por vender produtos sem selo e impróprios para consumo em Terenos

Pantanal tem menor índice de queimadas entre os biomas em dados anuais

Homem é preso suspeito de estuprar adolescente de 11 anos que estava ‘desaparecido’ em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

Caso Emanuelly reacende debate e divide opiniões sobre redução da maioridade penal 

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é socorrida em estado grave ao ser esfaqueada no pescoço

A mulher foi atacada por um homem que lhe desferiu a facada no pescoço

Economia

Dólar sobre com exterior em dia de estresse em juros globais

Cautela com possível reação do governo Donald Trump

Esportes

Ancelotti comanda primeira atividade com todos os convocados

Caso opte por manter o esquema de jogo que levou à vitória de 1 a 0 sobre o Paraguai

Polícia

“Preciso de táxi”: mulher liga para PM, denuncia agressões e é resgatada em Maracaju

O caso ocorreu na manhã desta terça-feira (2), em uma fazenda na área rural da cidade