Nível cai ainda mais e Rio Paraguai enfrenta uma das secas mais severas em 110 anos
Em meio a uma das secas mais severas em 110 anos, o Rio Paraguai enfrenta uma situação inusitada, conforme especialistas. O nível de -11 centímetros medido pela régua de Ladário feita pelo 6º Distrito Naval pode alcançar os -50 até o fim de outubro, prejudicando a navegabilidade do rio. A situação se agrava a cada […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em meio a uma das secas mais severas em 110 anos, o Rio Paraguai enfrenta uma situação inusitada, conforme especialistas. O nível de -11 centímetros medido pela régua de Ladário feita pelo 6º Distrito Naval pode alcançar os -50 até o fim de outubro, prejudicando a navegabilidade do rio. A situação se agrava a cada dia mais, em consequência da falta de chuva e queimadas que atingem a região.
O número entra para a lista das piores secas da região. Conforme dados da sala de situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), que controla os níveis dos rios do Estado, em setembro de 1910, o rio chegou a -48. “A situação está se repetindo, sendo uma das maiores secas da bacia pantaneira”, destacou o analista de recursos hídricos, Lincoln Curado.
Após isso, a bacia pantaneira teve outras quatro secas. Em 1964, o rio atingiu a marca de -61 – a mais severa até então -, conforme as estatísticas. “Em seguida tivemos, a marca de -53 em 1967 e 1969”, revela o analista. Em seguida, o ano de 1971 registrou a marca de -57, de acordo com a régua de Ladário.
Lincoln afirma que até o final do mês de outubro a situação não é nada animadora, já que os acumulados de chuva esperados são baixos, aliados as intensas queimadas na região. “É o ciclo hidrológico, que se agrava pela ação do homem”, frisa.
Prejuízo econômico
A baixa no rio também tem contribuído para a paralisação da navegação na hidrovia Paraguai-Paraná, o que prejudicou a importação. Na semana passada, uma conferência virtual realizada pela ANA (Agência Nacional de Águas), discutiu o tema. Dados da Embrapa Pantanal apontam prejuízos econômicos para pecuária e comunidades ribeirinhas.
A hidrovia vivencia grande restrição e na captação de água para abastecimento, o que gera preocupação para município de Corumbá. Também o Paraguai, um país que depende muito da importação. Por não ter saída para o mar, muitos produtos chegam por embarcações pelo Rio Paraguai. Esse tipo de transporte está afetando o preço das importações.
“Em primeiro lugar, o transporte, porque o Rio Paraguai é uma via de transporte de carga e, com estes níveis, a circulação está restrita a certos tipos de embarcação. O volume de transporte diminuiu muito”, explica o gerente de Previsões Hidrológicas da Diretoria de Meteorologia e Hidrologia do Paraguai, Max Pasten.
O custo do transporte por hidrovia aumentou e, com as dificuldades, estão sendo utilizados mais caminhões para o transporte de carga. “Sabemos que o frete terrestre tem um custo muito mais elevado, e isso implica nos custos finais dos produtos importados, que terão um aumento bastante relevante”.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
Confira quais comissões ‘brilham os olhos’ de vereadores reeleitos para a próxima legislatura
Confira a matéria especial preparada pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax sobre o tema
VÍDEO: Mulher é atingida por bala perdida durante tiroteio no Centro de Cassilândia
Homem envolvido no tiroteio também ficou ferido
Precisa fazer compras de Natal? Centro de Campo Grande funciona até às 22h neste fim de semana
Se você ainda não comprou os presentes de Natal, o centro segue com horário estendido até o dia 23 de dezembro
Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
Motorista bateu na lateral da carreta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.