Pular para o conteúdo
Cotidiano

Nível cai ainda mais e Rio Paraguai enfrenta uma das secas mais severas em 110 anos

Em meio a uma das secas mais severas em 110 anos, o Rio Paraguai enfrenta uma situação inusitada, conforme especialistas. O nível de -11 centímetros medido pela régua de Ladário feita pelo 6º Distrito Naval pode alcançar os -50 até o fim de outubro, prejudicando a navegabilidade do rio. A situação se agrava a cada […]
Arquivo -

Em meio a uma das secas mais severas em 110 anos, o Rio Paraguai enfrenta uma situação inusitada, conforme especialistas. O nível de -11 centímetros medido pela régua de feita pelo 6º Distrito Naval pode alcançar os -50 até o fim de outubro, prejudicando a navegabilidade do rio. A situação se agrava a cada dia mais, em consequência da falta de chuva e queimadas que atingem a região.

O número entra para a lista das piores secas da região. Conforme dados da sala de situação do (Instituto de Meio Ambiente de ), que controla os níveis dos rios do Estado, em setembro de 1910, o rio chegou a -48. “A situação está se repetindo, sendo uma das maiores secas da bacia pantaneira”, destacou o analista de recursos hídricos, Lincoln Curado.

Após isso, a bacia pantaneira teve outras quatro secas. Em 1964, o rio atingiu a marca de -61 – a mais severa até então -, conforme as estatísticas. “Em seguida tivemos, a marca de -53 em 1967 e 1969”, revela o analista. Em seguida, o ano de 1971 registrou a marca de -57, de acordo com a régua de Ladário.

Lincoln afirma que até o final do mês de outubro a situação não é nada animadora, já que os acumulados de chuva esperados são baixos, aliados as intensas queimadas na região. “É o ciclo hidrológico, que se agrava pela ação do homem”, frisa.

Prejuízo econômico

A baixa no rio também tem contribuído para a paralisação da navegação na hidrovia Paraguai-Paraná, o que prejudicou a importação. Na semana passada, uma conferência virtual realizada pela ANA (Agência Nacional de Águas), discutiu o tema. Dados da Embrapa Pantanal apontam prejuízos econômicos para pecuária e comunidades ribeirinhas.

A hidrovia vivencia grande restrição e na captação de água para abastecimento, o que gera preocupação para município de . Também o Paraguai, um país que depende muito da importação. Por não ter saída para o mar, muitos produtos chegam por embarcações pelo Rio Paraguai. Esse tipo de transporte está afetando o preço das importações.

“Em primeiro lugar, o transporte, porque o Rio Paraguai é uma via de transporte de carga e, com estes níveis, a circulação está restrita a certos tipos de embarcação. O volume de transporte diminuiu muito”, explica o gerente de Previsões Hidrológicas da Diretoria de e Hidrologia do Paraguai, Max Pasten.

O custo do transporte por hidrovia aumentou e, com as dificuldades, estão sendo utilizados mais caminhões para o transporte de carga. “Sabemos que o frete terrestre tem um custo muito mais elevado, e isso implica nos custos finais dos produtos importados, que terão um aumento bastante relevante”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro

PF considera irrelevante conteúdo de pen drive encontrado no banheiro de Bolsonaro

Vai viajar? Confira interdições da BR-163 nesta segunda-feira

Meia Maratona do Fogo resgata tradição de corrida de rua com atletas de Dourados e região

letras de céedito lci e lca

Crédito cresce 11% em MS, mas inadimplência tira o sono de 55% dos sul-mato-grossenses

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

tempo

Semana será de manhãs geladas e tardes com calorão acima de 30°C em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

CCZ leva vacinação e exames gratuitos ao Coophavilla II nesta sexta-feira

É necessário apenas levar o animal de estimação e apresentar os documentos pessoais do tutor

Mundo

Homem compra dois bilhetes de loteria premiados no mesmo dia e ganha mais de R$ 11 milhões

Homem acreditou, por engano, que o sorteio do primeiro bilhete já havia passado e comprou mais um

Famosos

Último show de Preta Gil foi ao lado de Gilberto Gil, em São Paulo; veja imagens

Preta Gil se apresentou pela última vez ao lado do pai, o cantor Gilberto Gil, em São Paulo; confira imagens do momento especial

Opinião

O despertar da leitura com meu Pai

Wilson Aquino*