Pular para o conteúdo
Cotidiano

Rio Aquidauana baixa 3 metros, mas Defesa Civil se prepara para possíveis cheias

Em alerta para possíveis cheias, a Comdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) já se organiza para receber famílias desabrigadas. 
Arquivo -
Foto: Reprodução/ O Pantaneiro.
Foto: Reprodução/ O Pantaneiro.

Nesta sexta-feira (24), o nível da água do rio baixou três metros e atualmente está com 4,6 metros. Em alerta para possíveis cheias, a Comdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e ) já se organiza para receber famílias desabrigadas.

O coordenador da Comdec, Mario Ravaglia, explica que para começar a retirar os moradores ribeirinhos é preciso que a água atinja pelo menos seis metros de altura. “Temos com uma folga ainda, mas já estamos com toda a estrutura de abrigo montada para caso aconteça alguma situação”, comenta.

Durante a manhã da última quinta-feira (23), Ravaglia se reuniu com representantes da Defesa Civil Estadual. Segundo o tenente coronel da Cedec-MS (Coordenadoria de Defesa Civil de MS), Fábio Catarineli, outras regiões do estado estão sendo monitoradas.

“A gente faz um monitoramento dos níveis dos rios junto com a equipe do e aí vamos vendo a variação. De acordo com as alterações e avaliações dos coordenadores municipais, vamos nos preparando para intervenções”, explica.

Catarineli informa que até o momento só existe outra situação em cota de alerta, que é na região de , no rio Taquari. “Há duas semanas atrás ele quase entrou em situação de cota de emergência, mas daí estabilizou e as águas desceram de novo”, conta sobre o estado atual do rio.

O caso dos rios Aquidauana e Taquari estão classificados como cota de alerta pois ainda não atingiram as beiras superficiais do local. A partir do momento em que a água causa danos, como enchentes nas casas de moradores ribeirinhos, é decretada a cota de emergência.

A melhor forma de ficar atualizado sobre as condições dos rios é realizando um cadastro no sistema de alerta da Cedec-MS, que envia quando há alerta de cheias. Para se cadastrar basta enviar seu CEP para o número 40199 via SMS.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Incêndio destrói cozinha comunitária de projeto social em Campo Grande

Inscrições em processo seletivo da Suzano encerram domingo

Fogo se alastra e queima 10 hectares de vegetação no Residencial Figueiras do Parque

Confira como ficou a Concha Acústica da Praça do Rádio após revitalização

Notícias mais lidas agora

Detran-MS admite que empreiteira iniciou obras antes de licitação de R$ 700 mil

Restaurante interditado pela Vigilância Sanitária gera debate e deixa amantes de sushi em alerta

Durante perseguição, homem perde controle de Voyage roubado e capota no Lageado

Eleições na Bolívia fecham fronteira com Corumbá a partir de meia-noite deste sábado

Últimas Notícias

Polícia

Polícia encontra pé de maconha em residência e morador vai preso em Dois Irmãos do Buriti

Um homem, não identificado, foi preso após a polícia encontrar um pé de maconha no quintal da sua residência, na Aldeia Recanto, em Dois Irmãos do Buriti, a 102 quilômetros de Campo Grande. Segundo as informações do Babalizando MS, o pé de maconha foi encontrado após a liderança da comunidade desconfiar da movimentação na residência. … Continued

Esportes

Ceará se reabilita e impõe a sexta derrota consecutiva ao Red Bull Bragantino no Brasileirão

Time paulista contabiliza agora 27 pontos, dois a mais do que o próprio Ceará

Emprego e Concurso

Seguem abertas inscrições para vestibular da UFGD em 5 cidades de MS

Provas serão aplicadas em outubro

Trânsito

Caminhão carregado de milho tomba e uma pessoa morre na MS-162

A pessoa ainda não foi identificada