Resolução da (Secretaria de Saúde) autoriza a reabertura gradual de Centros de Convivência de Idosos em , com regras previstas no plano de biossegurança. Os locais foram fechados por causa da pandemia de coronavírus ainda no primeiro semestre de 2020.

Os centros deverão planejar a abertura com foco na rede de apoio intersetorial e com orientações sobre o protocolo voltado aos profissionais e usuários. Um plano de comunicação terá de ser feito e levar em consideração produção de materiais impressos e digitais com informações didáticas sobre saúde e prevenção ao coronavírus.

Uso de máscaras e higienização

Segundo a resolução, é obrigatório uso de máscaras faciais não profissionais durante toda a permanência no centro de convivência. Idosos, professores, funcionários, colaboradores, auxiliares, visitantes e fornecedores – todos incluídos na exigência. das mãos antes e após a colocação do equipamento de proteção individual, também é necessário.

É recomendado que, a cada três horas, a máscara em uso seja substituída, caso apresenta ou umidade e é preferível que se evite práticas que demandem interações físicas. Está proibido o compartilhamento de objetos sem serem higienizados.

Nos banheiros, deverão ser disponibilizados sabonete e papel toalha em quantidade suficiente e o horário de entrada deve ser escalonado, para evitar aglomeração na entrada. O afastamento entre elas deve ser de um metro e meio. Um profissional deverá ficar na entrada para controlar o fluxo de pessoas que vão entrar na unidade.

Casos confirmados e suspeitos

Se alguém tiver resultado positivo, o responsável pelo centro deverá determinar o monitoramento de todos os possíveis contatos da instituição por sete dias, orientado a testagem, caso apresente sintomas. O período pode ser estendido para 10 dias, conforme o resultado de exames.

Assintomáticos que são contatos domiciliares de pessoas sintomáticas não poderão ir ao local e, nestes casos, o isolamento deve ser de 10 dias a partir do início dos sintomas e a pessoa infectada deve estar 24 horas sem sintomas, para que possa voltar de forma segura à instituição.

A resolução na íntegra pode ser conferida a partir da página 6 do Diário Oficial de Campo Grande desta sexta-feira.