Pular para o conteúdo
Cotidiano

Receita Federal envia cartas a 3.996 contribuintes de MS com declaração em malha fina

A Receita Federal começa a enviar nesta quinta-feira (29) cartas a 3.996 contribuintes de Mato Grosso do Sul que tiveram a declaração do IRPF de 2020 retida em malha fina. O objetivo é fazer com que o próprio contribuinte regularize as pendências constatadas durante o processamento das informações prestadas na declaração de ajuste. As correspondências […]
Arquivo -

A começa a enviar nesta quinta-feira (29) cartas a 3.996 contribuintes de que tiveram a declaração do de 2020 retida em malha fina.

O objetivo é fazer com que o próprio contribuinte regularize as pendências constatadas durante o processamento das informações prestadas na declaração de ajuste.

As correspondências serão enviadas entre os dias 29 deste mês e 1º de novembro. A Receita explica que a comunicação será feita somente aos contribuintes não foram intimados nem notificados pela Receita Federal .

O delegado da Receita Federal em , Edson Ishikawa, diz que as pessoas que receberem a carta não precisam comparecer ao órgão. “A finalidade é fazer com que o contribuinte resolva as pendências sem precisar comparecer a uma das nossas unidades”, reforça.

A declaração retida em malha fiscal sempre apresenta mensagem de “pendência”. Junto com a pendência são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro na declaração apresentada.

As comunicações referem-se a casos em que as informações fornecidas apresentem divergências que podem ser solucionadas com a retificação da declaração entregue.

A Receita lembra que quem faz a declaração deve sempre consultar o extrato do processamento. “Não é preciso aguardar nenhuma comunicação da Receita para fazer essa consulta”, diz Ishikawa

A Receita adverte que, caso o contribuinte não aproveite a oportunidade, poderá ser intimado para comprovar as divergências. A regularização pode evitar autuação fiscal e multas.

Após receber intimação, não será mais possível fazer correção. Caso tenha imposto a pagar, o valor terá acréscimo de multa de, no mínimo, 75%.

Para ter o resultado do processamento da declaração, o contribuinte pode acessar a página da Receita ( https://www.gov.br/receitafederal/pt-br ), no menu “Onde Encontro?”, na opção “Extrato da DIRPF (Meu Imposto de Renda)”, utilizando código de acesso ou uma conta Gov.br. (Informações da assessoria)

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marrocos goleia Níger e é 17ª seleção na Copa do Mundo; veja lista atualizada dos classificadas

VÍDEO: fogo se alastra em vegetação na Avenida Tamandaré

Seguro-defeso do pescador artesanal terá novas regras em outubro

Motociclista morre na Santa Casa após acidente que deixou criança ferida

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

bodoquena MPMS SIGILO PROCURADOR

Procurador envia nudes para suposta adolescente e caso é investigado pela Corregedoria do MPMS

Adriane anuncia que comitê gestor irá assumir Saúde em Campo Grande

Após calor, Campo Grande registra queda de temperatura na noite desta sexta

Últimas Notícias

Esportes

Série B do Sul-Mato-Grossense tem três jogos neste final de semana

Neste sábado duelam Taveirópolis e Maracaju nas Moreninhas

Polícia

Vendedor de plano de internet invade casa e tenta abusar adolescente

Foi preso por invadir e tentar abusar de uma adolescente de 14 anos nesta sexta-feira (05)

Brasil

Cade aprova incorporação da BRF pela Marfrig

A Marfrig é uma multinacional brasileira dedicada à produção de alimentos

Polícia

Muro desaba e vendedor de frutas morre soterrado

O muro faz parte de um imóvel muito antigo