deixou as sombras do vizinho Mato Grosso em 11 de outubro de 1977, quando a divisão entre os dois Estados foi assinada pelo presidente Ernesto Geisel. Daquele tempo até agora, 43 anos depois, o Estado viu nascer 24 cidades, que ganharam emancipação e completam a lista das 79 cidades que compõem o mapa sul-mato-grossense.

Atualmente, segundo estimativa do (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mato Grosso do Sul possui população estimada em 2.809.394 milhões de pessoas. Na última pesquisa realizada em 2019, levantamento apontou que o Estado tem renda mensal por habitante de R$ 1.514.

Voltando ao assunto principal da reportagem, vamos aos municípios criados após a divisão. Ao longo dos anos 80, três anos após a de Mato Grosso, nove cidades foram criadas: Costa Rica, Douradina, Bodoquena, Itaquiraí, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu. Cinco anos depois foi a vez de se tornar município.

Depois, em 1987 foram publicadas as leis que criaram os municípios de Dois Irmãos do Buriti, Juti, , Vicentina e Chapadão do Sul. Sonora e Paranhos, também se tornaram município nessa época, em 88 e 89, respectivamente.

Nos aos 90, MS viu o nascimento de Nova Alvorada do Sul em 1991, e Alcinópolis, Japorã, Laguna Carapã, e em 1992.  As últimas cidades que tiveram criação autorizada pelo Estado foram Figueirão e Paraíso das Águas, ambas em 2003.

Quer saber mais sobre o perfil de Mato Grosso do Sul e suas cidades? Confira no panorama do , clicando neste link.