Pular para o conteúdo
Cotidiano

Queimadas no Pantanal devem continuar por mais três meses, avalia secretário

Neste ano, as queimadas em Mato Grosso do Sul na região do Pantanal estão ainda mais intensas. O Governo de MS chegou a declarar estado de emergência devido a grave situação. Porém os incêndios devem continuar nos próximos três meses, segundo o secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck. De acordo com levantamento realizado pelo Inpe […]
Arquivo -

Neste ano, as queimadas em na região do estão ainda mais intensas. O Governo de MS chegou a declarar estado de emergência devido a grave situação. Porém os incêndios devem continuar nos próximos três meses, segundo o secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck.

De acordo com levantamento realizado pelo (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), é a cidade com maior número de focos de incêndio no país. Foram mais de 800 registros em menos de um mês.

Ao todo, a região pantaneira já sofreu com cerca de 3.800 foco de incêndio. A área queimada estimada pelo Ibama e o Prevfogo já ultrapassa 300 mil hectares, somente em Corumbá. Em entrevista a CNN Brasil, o secretário comentou sobre a situação.

Segundo Verruck, estamos na “situação mais grave que já tivemos em termos de incêndios florestais no Pantanal. Decretamos estado de emergência e só de ontem para hoje tivemos mais de 119 focos de incêndio no Estado”. Sobre os combates aos incêndios, ele explicou que no Pantanal “é muito difícil por conta do acesso”.

Então, para auxiliar na ação contra as queimadas, o Ministério da Defesa determinou que a Aeronáutica e a Marinha do Brasil vão auxiliar no combate os focos dos incêndios que destroem o Pantanal. Entretanto, o secretário avalia que “vamos passar os próximos três meses com essa situação”.

Ele explica que “estamos na pior situação em termos de seca, então os focos devem continuar e o grande problema que temos é que a maioria dos focos é de ação humana”. As queimadas autorizadas foram suspensas, porém ele destaca que os ventos levam os focos para outras propriedades, auxiliando na propagação dos incêndios.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

AO VIVO: Ministro Fux retoma leitura de voto após pausa para almoço

“Um grande Refis”: com um voto contrário, deputados aprovam projeto do programa Recupera-MS

CCJR é contra projeto de lei para instalar placas de sinalização com indicação do Parque dos Poderes

Construção Civil representa mais da metade da geração de empregos na Indústria de MS

Notícias mais lidas agora

Policial do Choque preso em operação é transferido por ‘inconveniência’ após ação em Terenos

‘Vaga Zero’: Saúde de Selvíria é alvo de operação por contratar empresa que nem existe

Fux diz que STF é incompetente para julgar golpe e vota para anular ação

Sala de aula vazia

Sem energia elétrica há 5 dias, alunos enfrentam calorão em sala de aula no bairro Nova Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Advogados de réus acusados de tentativa de golpe avaliam que voto de Fux ‘lava a alma’

Ministro Luiz Fux foi o único a divergir durante o julgamento

Transparência

Mesmo com parecer contrário do TCE-MS, Câmara aprova contas de 2021 do prefeito de Terenos

Corte viu várias inconsistências no balanço financeiro do primeiro ano de mandato do tucano

Política

Áudio enviado a vereador de MS tido como ‘perseguição política’ vira caso de polícia

Episódio ocorreu na Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul; vereador seria oposição ao prefeito da cidade

MidiaMAIS

Busto de José Antônio foi parar na OLX? ‘Anúncio’ por R$ 250 vira piada na cidade: ‘aceita cartão?’

É real? Anúncio do monumento roubado virou meme nas redes sociais