Com as chuvas rápidas que têm atingido nos últimos dias, uma das preocupações dos moradores é com a queda de árvores, situação que tem sido cada vez mais constante. Somente na quarta-feira (8), árvores caíram causando prejuízos em casas e carros na Capital. A (Secretaria Municipal do e Gestão Urbana) orienta que o cidadão deve solicitar uma vistoria no local.

Quando chega a época de chuvas, o comerciante Gilso Martins teme pelo seu comércio. Em frente à sua loja, no bairro Tiradentes, há uma árvore antiga. É só o tempo virar, que ele já percebe a árvore balançando mais do que as outras. “Já acionei a Prefeitura, mas disseram que não poderia retirar porque é frutífera. Não sei se isso é motivo, mas foi o que me falaram”, conta.

Em uma garagem de carros próximo à avenida Afonso , onde houve uma queda de árvore na quarta-feira (7), o funcionário comenta que já imaginou que ela pudesse cair. “Imaginei que pudesse cair porque são tortas. Quando venta, elas balançam bastante”, comentou o trabalhador que preferiu não se identificar. 

Quedas após temporal: saiba o que fazer se uma árvore corre risco de cair
Francielly teme que árvore caia no comércio. (Foto: Henrique Arakaki)

No bairro Tiradentes, Francielly Quintana é dona de uma loja de açaí e também teme que uma árvore caia sobre o comércio. “A árvore parece estar oca, ressecada. Quando chove, balança demais”.

O que fazer?

A Semadur explica que o morador deve solicitar uma fiscalização, para que assim um auditor fiscal de meio ambiente possa ir até o endereço informado e realizar a vistoria técnica na árvore indicada. Porém, atenção: somente o proprietário do imóvel ou representante legal do local onde está situada a árvore pode solicitar a abertura de processo de vistoria para análise de poda ou remoção. 

No caso de de árvores localizadas em áreas públicas, como praças, canteiros públicos, essa solicitação poderá ser aberta por qualquer cidadão. Essa solicitação deverá ser realizada pessoalmente na CAC (Central de Atendimento ao Cidadão), diretamente no Protocolo Geral (senha A). Após a abertura deste processo, o mesmo será encaminhado à Semadur para que um auditor fiscal realize a fiscalização e, assim, seja emitido o Laudo de Vistoria. 

Somente após o laudo expedido pelo auditor fiscal o munícipe será autorizado ou não a realizar a poda ou a remoção da árvore (que esteja localizada no seu imóvel), já nos casos de árvores localizadas em áreas públicas a Semadur encaminha a autorização para a poda ou remoção diretamente à (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).

A Semadur frisa que possui um “Guia de Arborização Urbana”, com informações sobre procedimentos e as técnicas para o planejamento da arborização da cidade. A secretaria também fornece informações como: a escolha adequada da espécie, como plantar e manter a árvore e ainda dicas sobre a poda e a remoção de árvores.