A Prefeitura de iniciou, neste sábado (7),  a pavimentação do trecho final da Rua Marechal Câmara, terceiro acesso à UCDB ( Católica Dom Bosco). Ao todo, faltam concluir os trabalhos em cerca de 820 metros, entre as ruas São Basílio e São Maximiliano.

Atualmente, quem precisa chegar até a instituição precisa trafegar pela Avenida Tamandaré e Rua Cardeal Arco Verde . Para abrir o traçado foi necessário realocar as redes de e energia elétrica e parte do cercamento de uma área. O projeto contempla ainda 100 metros de asfalto que faltam para completar a pavimentação da Rua São Faustino, que inicia no final da Marechal Câmara, margeia o campus da Universidade e se estende até a Avenida Tamandaré.

Segundo técnicos da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), como é uma rua estreita (7,5 metros de largura ) a Marechal Câmara deve ser usada principalmente para chegar à UCDB por quem mora nesta região do Seminário .

Complexo Seminário

A abertura deste novo acesso à Universidade integra o Complexo Seminário Etapa A. Em 2017,  foi concluída a travessia sobre o Córrego Seminário e asfaltado o trecho entre a Tenente Lira e São Basílio e parte da São Justino. A obra foi interrompida, na época, porque a vencedora da licitação (feita em 2014) pediu rescisão de contrato.

Nesta última do Seminário Etapa A, estão sendo investidos R$ 7 milhões. O processo comtempla a execução de 1,8 km de drenagem, 3,2 km de pavimentação e 3,5 km de recapeamento. Será recapeado um trecho de 700 metros da Avenida Tamandaré (entre a Presidente Roosevelt e a Rua Lateral) que ainda não recebeu novo pavimento.

O restante da Tamandaré, desde a Julio de Castilho, foi recapeado em 2019.  Também receberão asfalto as ruas do Seminário e a Avenida Padre João Falco. As ruasTrês Marias, Benedito Pache, Avenida Rosário Congro, General Benedito Xavier, Lindóia, Monte Azul, Bonança, Indaiá, Ibiá e Itabira, localizadas nós bairros Nossa Senhora das Graças, Jardim Paradiso e Vila Marli, também serão contempladas.

O maior investimento em drenagem será feito nos bairros Nossa Senhora das Graças, Jardim Paradiso e Vila Marli. Foram planejados 1.830 metros de drenagem com o objetivo de escoar a enxurrada que desce pelas ruas Carlota de Almeida Lemos e Hanna Abdullah.

Além da Três Marias, o projeto prevê drenagem e pavimentação de ruas próximas, nas vilas Marli e Nasser, criando uma rede de drenagem no entorno e a fim de evitar que a enxurrada pressione a tubulação do Jardim Paradiso.