Na manhã desta quarta-feira (11), a Prefeitura Municipal de , através do setor de Vigilância Epidemiológica, orientou os eleitores com sintomas de gripe ou , a permanecerem em suas casas, principalmente no domingo (15) de novembro, dia das eleições municipais.

Conforme a prefeitura, a recomendação está de acordo com a Justiça Eleitoral. O eleitor que foi diagnosticado com , no período dos 10 dias antes da data da votação, também deve ficar em sua casa. Nesse mesmo período, quem tiver tido contato com alguém diagnosticado com a doença, deve seguir a mesma orientação.

Todas essas pessoas estão dispensadas de votar e, por esta razão, deverão, em tempo oportuno, seguindo a Legislação Eleitoral, justificar seu voto, anexando atestado, declaração médica ou mesmo o teste que comprove essa situação.

Orientações

Seguindo as orientações dos profissionais da Saúde, caso a pessoa esteja com sintomas de COVID (tosse, dor de garganta, dor de cabeça, coriza, febre, dor no corpo, perda de olfato, perda de paladar), o paciente e seus familiares devem permanecer isolados em domicílio e não se dirigirem às sessões de votação, no domingo (15).

Se necessário, pode fazer uso de antitérmicos e analgésicos, como dipirona ou paracetamol. Se não estiver se sentindo bem, principalmente com falta de ar, a pessoa deve procurar a UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento) ou ligar para o – 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).