Pular para o conteúdo
Cotidiano

Por falta de profissionais, MS atinge limite de expansão de leitos de UTI

Mato Grosso do Sul atingirá em breve o limite de expansão dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Além dos leitos que já estão programados para entrarem em funcionamento, não há possibilidade para criação de novos, já que não haveria recursos humanos necessários para manter mais unidades em funcionamento. Atualmente, de acordo com a […]
Arquivo -

atingirá em breve o limite de expansão dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Além dos leitos que já estão programados para entrarem em funcionamento, não há possibilidade para criação de novos, já que não haveria recursos humanos necessários para manter mais unidades em funcionamento.

Atualmente, de acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Estado de MS dispõe de 351 leitos de UTI e 98 estariam em processo de ampliação, totalizando uma possibilidade de termos, no máximo, 449 leitos de UTI públicos divididos nas 4 macrorregiões (, Dourados, Corumbá e ). Entre os já existentes, a taxa de ocupação nesta quinta-feira (20) é de 56%, com 198 internados.

Segundo o titular da pasta, Geraldo Resende, somente na macrorregião de Campo Grande 15 leitos de UTI deve ser ativados em breve. Cinco deles serão na cidade de São Grabriel do Oeste, a 130 km da Capital, que incrementará a região norte de MS para além dos 5 ativados em Coxim.

Resende também destacou que há previsão de ativação de mais 10 leitos em Campo Grande, com locais ainda a serem definidos junto à Sesau (Secretaria de Estado de Saúde), o que melhoraria a situação da macrorregião mais problemática.

Isso porque, em diversas ocasiões nas últimas semanas, a macrorregião de Campo Grande – que inclui a Capital e mais outros 33 municípios – atingiu a zona vermelha da capacidade de internação nos leitos de terapia intensiva, acima dos 90%, o que justificou a ampliação dos leitos. Nesta quinta-feira, por exemplo, a taxa de ocupação global na região é de 77%, sendo 43% dos 302 leitos disponíveis com pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19. Com outras comorbidades, são 34% dos leitos ocupados.

A secretária adjunta da SES, Crhistinne Maymone, destacou que, apesar da capacidade de ampliação estar nos 98 previstos pela pasta, há muitas variáveis que interferem na efetivação dos mesmos. “Depende de alguns fatores, como recursos humanos, equipamentos como , monitores e dos insumos hospitalares”, detalhou a adjunta.

Nesta quinta-feira, Mato Grosso do Sul registrou 820 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de infectados a 40.201, com mais de 32,2 mil curados. São 7.298 casos ativos da doença e o número de mortes já alcançou 686 vítimas, 18 nas últimas 24 horas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Austrália: mulher é condenada à prisão perpétua por envenenar parentes com cogumelos venenosos

Recurso de empresa do Sigo contra multa de R$ 9,5 milhões por fraude será julgado nesse mês

Sem soberania, ‘solução pacífica dá lugar a condutas belicosas’, diz Lula em reunião do Brics

centro-oeste

Serasa abre um dia de negociação de dívidas

Notícias mais lidas agora

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

‘Trabalha na empresa traficante’: morto na 14 de Julho exaltava tráfico nas redes sociais

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Iluminação pública em perímetro urbano de Porto Murtinho custará R$ 290 mil

Últimas Notícias

Brasil

Brasil registra um caso de envenenamento a cada duas horas

Pesquisa realizada pela Abramede contabilizou mais de 45 mil casos em dez anos

Cotidiano

Minha Casa, Minha Vida: cadastramento segue aberto até 30 de setembro em Corumbá

As inscrições podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Corumbá, ou presencialmente na sede da AMHARC

Transparência

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

Na prática, cobrança de infrações continua valendo até decisão final da Justiça

Mundo

Primeiro-ministro François Bayrou perde voto de confiança no Parlamento da França

Com a perda de votos, François deve entregar uma carta de renúncia ao cargo