Mato Grosso do Sul atingirá em breve o limite de expansão dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Além dos leitos que já estão programados para entrarem em funcionamento, não há possibilidade para criação de novos, já que não haveria recursos humanos necessários para manter mais unidades em funcionamento.

Atualmente, de acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Estado de MS dispõe de 351 leitos de UTI e 98 estariam em processo de ampliação, totalizando uma possibilidade de termos, no máximo, 449 leitos de UTI públicos divididos nas 4 macrorregiões (, , e Três Lagoas). Entre os já existentes, a taxa de ocupação nesta quinta-feira (20) é de 56%, com 198 internados.

Segundo o titular da pasta, Geraldo Resende, somente na macrorregião de Campo Grande 15 leitos de UTI deve ser ativados em breve. Cinco deles serão na cidade de São Grabriel do Oeste, a 130 km da Capital, que incrementará a região norte de MS para além dos 5 ativados em Coxim.

Resende também destacou que há previsão de ativação de mais 10 leitos em Campo Grande, com locais ainda a serem definidos junto à (Secretaria de Estado de Saúde), o que melhoraria a situação da macrorregião mais problemática.

Isso porque, em diversas ocasiões nas últimas semanas, a macrorregião de Campo Grande – que inclui a Capital e mais outros 33 municípios – atingiu a zona vermelha da capacidade de internação nos leitos de terapia intensiva, acima dos 90%, o que justificou a ampliação dos leitos. Nesta quinta-feira, por exemplo, a taxa de ocupação global na região é de 77%, sendo 43% dos 302 leitos disponíveis com pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19. Com outras comorbidades, são 34% dos leitos ocupados.

A secretária adjunta da SES, Crhistinne Maymone, destacou que, apesar da capacidade de ampliação estar nos 98 previstos pela pasta, há muitas variáveis que interferem na efetivação dos mesmos. “Depende de alguns fatores, como recursos humanos, equipamentos como , monitores e dos insumos hospitalares”, detalhou a adjunta.

Nesta quinta-feira, Mato Grosso do Sul registrou 820 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de infectados a 40.201, com mais de 32,2 mil curados. São 7.298 casos ativos da doença e o número de mortes já alcançou 686 vítimas, 18 nas últimas 24 horas.