Pular para o conteúdo
Cotidiano

Entre primeiros a adotar isolamento na pandemia, MS tem 2ª menor taxa de desemprego do país

Mato Grosso do Sul está entre os estados com a menor taxa de desocupação (7,6%) no 1º trimestre de 2020, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) totalizando 100 mil desempregados no Estado – 43,8 mil são homens e 56,2 mil mulheres. Ficando atrás de Santa Catarina com 5,7%. Uma queda de 0,5 […]
Arquivo -

Mato Grosso do Sul está entre os estados com a menor taxa de desocupação (7,6%) no 1º trimestre de 2020, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) totalizando 100 mil desempregados no Estado – 43,8 mil são homens e 56,2 mil mulheres. Ficando atrás de Santa Catarina com 5,7%. Uma queda de 0,5 p.p em relação ao 4° trimestre de 2019.

Conforme apontou a (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), e relação ao mesmo trimestre de 2019, a queda foi de 1,8% no número de desempregados no Estado. No país a taxa de desocupação subiu 1,3 pontos percentuais, sendo de 12,2% no primeiro trimestre de 2020. As maiores taxas de desemprego neste trimestre foram registradas na (18,7%), Amapá (17,2%), Alagoas e Roraima (16,5%).

O maior número de desempregados no Estado é de pessoas entre 18 a 24 anos (35,4 mil), em seguida vem os de 25 a 35 anos (31,4 mil) e as de 40 a 59 anos (20,3 mil). O menor número de desocupação está entre pessoas de 14 a 17 anos (8,2 mil) e os acima dos 60 anos (4,7 mil).

O Estado foi um dos primeiros a adotar o isolamento social no combate ao . Desde a segunda semana de março além da suspensão do transporte coletivo, shoppings e outros estabelecimentos comerciais, academias, salões de beleza, igrejas tiveram as atividades paralisadas, como medida de prevenção e enfrentamento à doença.

Entre primeiros a adotar isolamento na pandemia, MS tem 2ª menor taxa de desemprego do país
Fonte: IBGE

 

Ainda conforme a PNAD, a taxa de desocupação foi estimada em 10,4% para os homens e 14,5% para as mulheres. Das pessoas que se declararam brancas (9,8%) ficou abaixo da média nacional; porém a das pretas (15,2%) e a das pardas (14,0%) manteve-se acima.

No Estado a taxa registrada de pessoas trabalhando com carteira assinada foi de 74,8%, por conta própria 24,7% e na informalidade 39,1%. Já a taxa da subutilização da força de trabalho (percentual de pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial em relação a força de trabalho ampliada) foi de 17,5%.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

Programe-se: feiras e show gratuito marcam feriado em Campo Grande

CAPELA DO MILAGRE CARLO ACUTIS CAMPO GRANDE

Conheça a capela de Mato Grosso do Sul onde São Carlo Acutis realizou seu 1º milagre

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

Carta Verde: dirigir em países do Mercosul requer seguro obrigatório antes de pôr o ‘pé na estrada’

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

sol

Feriado da Independência começa ‘fresquinho’, mas temperatura deve subir ao longo do dia em MS

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Filha de Michael Jackson detona filme sobre o pai: “Não faço parte desse circo”

A cinebiografia de Michael Jackson ainda nem chegou às telas, mas já enfrenta controvérsias. Paris Jackson, filha do Rei do Pop, usou as redes sociais para deixar claro que não apoia a produção e criticou declarações recentes de Colman Domingo, ator que dará vida a Joe Jackson, pai de Michael, no longa. Em entrevista à … Continued

Cotidiano

Carta Verde: dirigir em países do Mercosul requer seguro obrigatório antes de pôr o ‘pé na estrada’

Seguro é obrigatório para quem deseja adentrar estradas nos países do Mercosul, cobrindo danos causados a terceiros em acidentes de trânsito

Famosos

Ana Castela desconversa e corta entrevista após pergunta polêmica: ‘Isso daí, não’

Ana Castela ficou chocada com a pergunta de um jornalista e resolveu interromper a entrevista na mesma hora

Cotidiano

Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Os horários de voos podem ser conferidos no site da Aena