A Ambiental de Mundo Novo está realizando fiscalização preventiva à predatória no Pantanal durante a operação Carnaval. A fiscalização preventiva, iniciada no , na região do Passo da Lontra, no município de , no início da operação na sexta-feira (21), entrou pelo rio em toda a região de fronteira e chegou ontem (24) à foz do rio Apa e continua nesta terça (25) e quarta-feira (26) na região na região.

Em Porto Murtinho, policiais avistaram dois homens em uma canoa. De longe, ao avistar a equipe dirigindo-se até eles, os homens pularam na água e correram pela mata, abandonando a embarcação. No barco foi encontrado um rifle calibre 22, com três munições, uma capivara abatida e parte de uma cauda de de jacaré, que os infratores abateram em caçada ilegal.

Ainda na região de fronteira com o Paraguai, nas proximidades da cidade de Baía Negra (PY), os policiais encontraram dois lances de redes armados: 30 redes emendadas medindo 900 metros. Durante a retirada dos objetos foram soltos no rio aproximadamente 28 kg de pescado que ainda estavam vivos.

Em toda a extensão dos rios fiscalizados, a PMA ainda cortou e retirou 69 anzóis de galhos. A equipe continuará em fiscalização preventiva na região, pelo menos até às 12h desta quarta-feira (26), quando termina a operação Carnaval. Este tipo de fiscalização é fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente, com uso desses tipos de petrechos ilegais que possuem alto poder de captura.