Os Policiais Militares Ambientais de Amambai, que trabalham na operação Dia do Trabalhador, estão realizando fiscalização preventiva à pesca predatória nos rios Amambai, Verde e afluentes, nos municípios de Ponta Porã e Amambai. Durante os trabalhos preventivos foram abordadas 11 embarcações e 42 pescadores amadores embarcados e desembarcados e todos pescavam respeitando a legislação.

Durante este fim de semana, a PMA retirou 17 anzóis de galho (petrechos proibidos), que foram cortados de árvores às margens dos rios, além de cinco redes de pesca, medindo 200 metros que estavam armadas. Aproximadamente 4 kg de pescado, que estavam vivos e presos aos petrechos ilegais foram soltos. Os infratores não foram localizados.

Se identificados, os pescadores que armaram os petrechos ilegais responderão por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção. Serão também multados administrativamente em valor de R$ 700 a R$ 100.000. A PMA continuará em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente, com uso desses tipos de petrechos ilegais que possuem alto poder de captura.

(com informações da PMA)