Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pesquisadores da UFMS avaliam saúde mental de mães durante a pandemia

Com o objetivo de avaliar a saúde mental de mulheres com filhos crianças e adolescentes durante a pandemia de Covid-19 a professora do curso de Medicina do Campus de Três Lagoas Tatiana Carvalho coordena uma pesquisa que conta com a participação dos professores  Bruna Moretti Luchesi, também de Medicina, e Edirlei Machado dos Santos, do […]
Arquivo -

Com o objetivo de avaliar a saúde mental de mulheres com filhos crianças e adolescentes durante a de Covid-19 a professora do curso de Medicina do Campus de Tatiana Carvalho coordena uma pesquisa que conta com a participação dos professores  Bruna Moretti Luchesi, também de Medicina, e Edirlei Machado dos Santos, do curso de . O projeto também contará com a participação de um estudante de Medicina como bolsista, após realizado o processo de seleção.

De acordo com Tatiana, incentivados pela nova realidade trazida pela pandemia no Brasil e mundo, grupo se voltou para os impactos físicos e mentais que o período de isolamento social pode trazer para a população, tais como sentimentos de angústia, tristeza, ansiedade e altos níveis de estresse, gerando maiores riscos psicológicos para grupos populacionais específicos, dentre esses a população feminina. O projeto foi aprovado no edital de ações e ideias para enfrentamento da Covid-19, lançado pela .

“A mulher contemporânea tem assumido inúmeros papéis, como o cuidado com a casa, com os filhos e as atividades referentes ao trabalho. De modo específico, este contexto de crise que estamos vivendo resultou em mudanças na rotina e saúde dessas mulheres. Com a pandemia do COVID-19 observamos que além de aumentar a sobrecarga de trabalho da mulher, aumentou também a sensação de insegurança, medo e tristeza”, disse a coordenadora.

Para o professor Edirlei Machado dos Santos, a pandemia trouxe consigo a necessidade de adoção de novos comportamentos. A partir disso, surgiu a necessidade de avaliar os sintomas de estresse, depressivos e ansiosos em mulheres, visto que a presença de novas demandas pode impactar a saúde mental dessas. “O desenvolvimento da pesquisa poderá contribuir de forma substancial para identificar o impacto da pandemia na saúde mental de mães de crianças e adolescentes e (re) pensar estratégias para o seu enfrentamento”, relatou.

Iniciado neste mês, no momento está sendo aplicado um questionário on-line, que pode ser respondido por mulheres que tenham filhos (crianças e adolescente) e morem no Brasil. Os pesquisadores que, após coleta e análise dos dados, os resultados obtidos sejam utilizados para fins acadêmicos e possam subsidiar políticas públicas voltadas para a saúde mental, que tem se apresentado como um desafio pós-pandemia.

Como participar

O público alvo da pesquisa são mulheres, com idade igual ou superior a 18 anos com filhos crianças e adolescentes, residentes no Brasil. A participação consiste em responder a algumas perguntas sobre o perfil sociodemográfico, de saúde e de seu estado de humor. O tempo de preenchimento é de aproximadamente 10 minutos. Ao acessar o link, haverá o contato para possíveis dúvidas, bem como descrição dos aspectos éticos da pesquisa. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Corumbá

VÍDEO mostra impacto de acidente que matou motociclista em Corumbá

Tentativa de abordagem de motociclista termina com PM atropelado no Tiradentes

motociclista

VÍDEO: Motociclista morre em colisão contra carro no bairro Pioneiros

Réu por assassinato de locatário não tem data para ir a júri popular em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

desfile

GALERIA: confira as fotografias do desfile cívico-militar do Dia da Independência

Últimas Notícias

Brasil

Defesa de fazendeiros em Goiás contesta decisão sobre quilombolas

Desocupação da área foi suspensa para análise do TJ-GO

Polícia

Tio é suspeito de estuprar sobrinha de 10 anos em aldeia de Dourados

A criança contou sobre o estupro para a mãe que acionou a polícia

Polícia

PMs matam rapaz que teria ameaçado segurança de festa em Nova Alvorada do Sul

Na abordagem, os PMs perceberam tratar-se de uma pessoa armada com revólver e que poderia atirar contra eles

Esportes

Seleção feminina ganha do Japão e conquista medalha de bronze no Mundial de vôlei

Ponteira Gabi foi o destaque da partida com 35 pontos.