Cotidiano

Pescadores e voluntários retiram uma tonelada de lixo do Rio Dourados

Uma tonelada de resíduos foi retirada em uma ação de limpeza do Rio Dourados, promovida no último sábado (5) pela Colônia dos Pescadores Artesanais de Fátima do Sul, com participação da PMA (Polícia Militar Ambiental de Dourados), Corpo de Bombeiros Militar e voluntários do município de Fátima do Sul. Pneus, cadeiras, carcaças de máquina de […]

Marcos Morandi Publicado em 07/12/2020, às 06h59

Ação reuniu 30 barcos e 60 pessoas. (Foto: PMA)
Ação reuniu 30 barcos e 60 pessoas. (Foto: PMA) - Ação reuniu 30 barcos e 60 pessoas. (Foto: PMA)

Uma tonelada de resíduos foi retirada em uma ação de limpeza do Rio Dourados, promovida no último sábado (5) pela Colônia dos Pescadores Artesanais de Fátima do Sul, com participação da PMA (Polícia Militar Ambiental de Dourados), Corpo de Bombeiros Militar e voluntários do município de Fátima do Sul.

Pneus, cadeiras, carcaças de máquina de lavar, mesas, estrados de cama, tambores plásticos e outros objetos estão entre os resíduos retirados de alguns trechos do leito do rio. De acordo com informações da PMA, os trabalhos foram realizados desde a ponte da cidade de Fátima do Sul, até o local denominado ‘5ª linha’. A ação reuniu 30 embarcações e 60 pessoas.

Os resíduos encheram um caminhão caçamba e foram levados para o aterro sanitário do município de Fátima do Sul. Durante a coleta dos resíduos, a equipe da PMA ainda cortou 10 anzóis de galho que estavam armados ilegalmente no rio.

O objetivo do trabalho é promover a Educação Ambiental e chamar a atenção da população para o problema, no sentido de diminuir o lançamento de resíduos no rio, bem como a degradação das suas áreas de preservação permanente.

De acordo com informações policiais, foi retirada praticamente a mesma quantidade de resíduos da limpeza ocorrida no ano passado, porém, trabalhos deste tipo tem efeito de médio e longo prazo, ao influenciar as novas gerações, para a conservação ambiental, como forma de manutenção de qualidade de vida.

Jornal Midiamax