Uma tonelada de resíduos foi retirada em uma ação de limpeza do Rio , promovida no último sábado (5) pela Colônia dos Pescadores Artesanais de , com participação da PMA (Polícia Militar Ambiental de Dourados), Militar e voluntários do município de Fátima do Sul.

Pneus, cadeiras, carcaças de máquina de lavar, mesas, estrados de cama, tambores plásticos e outros objetos estão entre os resíduos retirados de alguns trechos do leito do rio. De acordo com informações da PMA, os trabalhos foram realizados desde a ponte da cidade de Fátima do Sul, até o local denominado ‘5ª linha'. A ação reuniu 30 embarcações e 60 pessoas.

Os resíduos encheram um caminhão e foram levados para o aterro sanitário do município de Fátima do Sul. Durante a coleta dos resíduos, a equipe da PMA ainda cortou 10 anzóis de galho que estavam armados ilegalmente no rio.

O objetivo do trabalho é promover a Educação Ambiental e chamar a atenção da população para o problema, no sentido de diminuir o lançamento de resíduos no rio, bem como a degradação das suas áreas de preservação permanente.

De acordo com informações policiais, foi retirada praticamente a mesma quantidade de resíduos da limpeza ocorrida no ano passado, porém, trabalhos deste tipo tem efeito de médio e longo prazo, ao influenciar as novas gerações, para a conservação ambiental, como forma de manutenção de qualidade de vida.