Como um aparelho que se tornou um grande vício para maioria das pessoas, hoje a chegada do celular no Brasil completa exatos 30. Quem diria que aquele “tijolão” se tornaria um aparelho com tantas funções e quase indispensável nos dias atuais.

Há 30 anos, chegavam os primeiros 700 equipamentos habilitados no país, o que transformou muita coisa no ramo da comunicação. A primeira chamada foi realizada no , em 30 de dezembro de 1990. Depois daquela ligação, o Brasil nunca mais foi o mesmo, cada ano que se passou, mais e mais telefones foram chegando e a tecnologia evoluindo.

Hoje em dia, o Brasil possui mais celular do que gente e a pioneira das funções do aparelho, se tornou só um detalhe. Ligação em 2020 é quase um chamado de urgência. As se tornaram tão imediatas, que mensagens são respondidas instantâneas e a ligação ficou em segundo plano.

Depois da criação dos aparelhos smartphones, ele ganhou ainda mais relevância, pois se tornou a principal forma dos brasileiros usarem a , segundo a reportagem da Agência Brasil. Até 2019, três a cada quatro brasileiros tinham acesso à internet e aos aparelhos. Também foi levantado o dado que 59 % dos brasileiros tinham acesso à internet exclusivamente pelo telefone.

Além de ser uma ferramenta de informação e entretenimento, não se pode deixar de lado o fato que o celular traz possibilidades de inclusão, com os aplicativos.