Cotidiano

Para elevar estoque diante de casos de dengue, Hemosul recebe doação até às 17h neste sábado

O Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) divulgou que funcionará em horário especial neste sábado (15). A coleta que normalmente é das 7h às 12h neste dia, será estendida até as 17h. O objetivo é ampliar o atendimento aos doadores, e produzir plaquetas, já que a demanda tem aumentado com os casos de […]

Ana Palma Publicado em 15/02/2020, às 07h32 - Atualizado às 08h37

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação) - (Foto: Divulgação)

O Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) divulgou que funcionará em horário especial neste sábado (15). A coleta que normalmente é das 7h às 12h neste dia, será estendida até as 17h. O objetivo é ampliar o atendimento aos doadores, e produzir plaquetas, já que a demanda tem aumentado com os casos de dengue. O paciente neste condição tem redução na taxa de plaquetas.

Conforme a instituição, toda produção está sendo distribuída para os hospitais e a necessidade é para todos os tipos de sangue. Plaquetas são células brancas do sangue produzidas pela medula óssea que tem como função formar uma barreira nos vasos lesionados impedindo a ocorrência de hemorragias e auxiliando na defesa do organismo.

Para doar sangue é necessário ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos. Os doadores que tenham 16 ou 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

A frequência de doação é diferente entre homens e mulheres. Doadores do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses, já as mulheres podem doar até três vezes durante o ano, com intervalo mínimo de três meses.

Para mais informações sobre a doação de sangue em Mato Grosso do Sul acesse o site clicando aqui. O Hemosul fica na avenida Fernando Correa da Costa, 1304.Telefone: (67) 3312-1500 ou 3312-1517.

Jornal Midiamax