Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para construir barracos, invasores desmatam reserva ambiental em Ponta Porã

Moradores do assentamento Itamarati, em Ponta Porã,  316 quilômetros de Campo Grande, denunciam o desmatamento da reserva ambiental da Mata Atlântica. Segundo os moradores, invasores estariam degradando o local para montar acampamentos. Segundo a denunciante, que preferiu não se identificar, são cerca de 800 hectares que haviam sido reflorestados em 2010 entre parceria com o […]
Arquivo -

Moradores do assentamento Itamarati, em ,  316 quilômetros de , denunciam o da reserva ambiental da Mata Atlântica. Segundo os moradores, invasores estariam degradando o local para montar acampamentos.

Segundo a denunciante, que preferiu não se identificar, são cerca de 800 hectares que haviam sido reflorestados em 2010 entre parceria com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e os assentados. Invasores estão montando barracões de lona e madeira na região.

“Já faz uns dois meses que começaram as invasões. Em alguns locais colocaram até fogo e estão preparando terra para plantar em outros. Ficamos sabendo que estão oferecendo para arrendatário. Isso já vinha ocorrendo, alguns foram presos, mas agora a situação é diferente e tem gerado tensão entre invasores e assentados. Muitas dessas áreas foram reflorestadas pelos assentados com as parcerias. Eram áreas de pastagens que todo anos pegava fogo e depois da ação isso não acontecia mais. As mudas plantadas já estão grandinhas”, disse.

De acordo com a moradora, os invasores não fazem parte do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), porém, ainda não sabem quem faz parte da ocupação.

Para construir barracos, invasores desmatam reserva ambiental em Ponta Porã
Locais estariam sendo ocupados em vários pontos da reserva. (Foto: Leitor Midiamax)

“Estão invadindo as áreas para plantio, inclusive, atearam fogo na área para limpar. O fogo atingiu até a beirada do Rio Lageado”, explica.

O assentamento Itamarati é um local protegido por lei de qualquer atividade de exploração. No ano passado, o Ibama (Instituto Brasileiro do e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Polícia Federal flagraram a exploração de árvores de Peroba Rosa.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)  informou que uma equipe está no local investigando a situação, e será necessárias articulações com outros órgãos de fiscalização para controle de ações para coibir e responsabilizar infratores.

A reportagem entrou em contato com a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar), mas não obteve retorno até a publicação deste material.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prótese é sonho para militar do Choque que amputou perna em acidente: ‘sempre quis ser policial’

zeca do pt

Zeca do PT articula pré-candidatura de esposa como pré-candidata a vice-governadora

‘Eu não fico com o PT’: deputado diz que troca de partido caso MDB apoie Lula em 2026

‘Sopro de vida’: paciente em cuidados paliativos encontra alegria fora de casa em passeio pelo Bioparque

Notícias mais lidas agora

Empreiteira asfaltou bairro onde mora prefeito preso por fraudar licitação em Terenos

Sem pagamento, funcionários paralisam atendimentos na Santa Casa de Campo Grande

AO VIVO: Julgamento de Bolsonaro e outros sete réus é retomado nesta terça-feira

Não perca o prazo: UFMS abre inscrições para vestibular com três novos cursos em 2026

Últimas Notícias

Cotidiano

Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 nesta terça-feira

Ao todo, são 12 pontos de interdição e 23 em sistema “Pare e Siga” ao longo da BR-163

Política

Câmara aprova obrigatoriedade de bebedouros em parques de Campo Grande

No total, os vereadores analisaram 14 projetos durante a sessão desta terça-feira

Cotidiano

Barrados após convocação, técnicos de enfermagem reclamam de processo seletivo do HRMS

Funcionários participaram de processo seletivo, foram aprovados e convocados, mas tiveram a candidatura indeferida na entrega de documentos

Política

Deputado pede vistas a projeto de lei Recupera-MS

Catan justificou o pedido para analisar o texto sobre o Fundersul