Pular para o conteúdo
Cotidiano

Boa notícia: Paciente de 99 anos vence coronavírus e deixa hospital em MS

Em meados de maio, Guittierre Fernandes deu entrada no Hospital Regional de Coxim –a 260 km de Campo Grande– com sintomas do novo coronavírus (Covid-19). Apontado como pessoa em situação de rua, o “andarilho”, que anos antes já havia passado pela cidade, surpreendeu ao apresentar documentos oficiais que lhe conferiam 99 anos de vida. E, […]
Arquivo -

Em meados de maio, Guittierre Fernandes deu entrada no Hospital Regional de –a 260 km de – com sintomas do novo coronavírus (Covid-19). Apontado como pessoa em situação de rua, o “andarilho”, que anos antes já havia passado pela cidade, surpreendeu ao apresentar documentos oficiais que lhe conferiam 99 anos de vida. E, neste sábado (31), tornou-se o paciente mais velho curado da doença no Estado.

Guittierre deixou a unidade de Saúde coxinense e foi levado para a Casa de Passagem, mantida pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Coxim. “Ele foi o paciente com maior idade, mas evoluiu super bem desde o início do tratamento e teve alta, curado do coronavírus”, narrou a infectologista Camila Bravo, do HR do município, em vídeo no qual é mostrada a alta do paciente. A médica disse que o paciente chegou à unidade há 14 dias com sintomas respiratórios e diarreia. Exame de tomografia computadorizada revelou a doença em estágio avançado nos pulmões, e o exame de Covid-19 reforçou o diagnóstico.

“Ele ficou internado ao longo de todo o tratamento com antibiótico, antiparasitários e corticoides, não fez uso de por conta da maior idade e da hipertensão, que são contraindicações”, reforçou.

 

O paciente fala espanhol, é lúcido e, conforme informações repassadas à reportagem pela assessoria da administração municipal, tem CPF desde o fim da década passada e documento do (Instituto Nacional do Seguro Social) que confirma o nascimento em 1921. Guitterre ainda afirma ter sido combatente da Segunda Guerra Mundial. Ele chegou à cidade se apresentando como andarilho e narrando passagens por diferentes locais da região Norte –Rondônia e e passagem pelo Rio Amazonas. Seu desejo seria seguir para Macapá (AP), onde alegou ter parentes. Ao longo da semana ele será encaminhado para o vínculo familiar.

É a segunda passagem do paciente por Coxim: há cerca de 2 anos ele havia passado pela cidade e se hospedado em um hotel. Agora, teria chegado de São Paulo e seguia para Mato Grosso. A equipe de Saúde do município realiza estudos para identificar o local onde Guitterre teria se contaminado com a Covid-19.

Até este domingo, Coxim registrou 7 casos positivos de coronavírus. A cidade é referência para municípios da região norte no tratamento para a doença. Em Mato Grosso do Sul, são 1.489 casos confirmados e 20 mortes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores da Reme se reúnem em assembleia para avaliar proposta do novo piso salarial

Justiça condena ex-prefeito por fazer papel de ‘salvador do povo’ com dinheiro público

Estudante arrastada por ônibus recebe alta médica em Campo Grande

passageira onibus

Passageira nega agressão a estudante em briga por assento em ônibus e relata confusões anteriores com jovem

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro morre após aeronave cair no Pantanal em Mato Grosso do Sul

Presidente da Câmara, Papy deve R$ 99 mil de IPTU para a Prefeitura de Campo Grande

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

Aos 2 anos, Davi possui hipertrofia adenoideana e mãe abre Vakinha para cirurgia

Últimas Notícias

Cotidiano

Parte de aeronave se desprendeu antes da queda que matou fazendeiro

Peça chamada profundor, que faz parte da cauda

Brasil

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

A proposta chegou ao Plenário do Senado após ter recebido parecer favorável

Polícia

Revoltados com vizinho, confusão tem casa incendiada e tiros na região da Nasser

O homem não estava na casa no momento do ocorrido

Polícia

Confira o trajeto feito pela aeronave pilotada por fazendeiro morto em queda no Pantanal de MS

A queda resultou na morte do fazendeiro e médico ortopedista Ramiro Pereira de Matos