Operação contra sonegação de impostos de produtos importados vendidos em lojas de chineses no Centro de se encerrou na tarde desta terça-feira (29). Sem muitos detalhes, foi divulgado que, no segundo e último dia de operação, foram descartados mais de 1 mil cosméticos vencidos ou sem informações.

No total, dez estabelecimentos foram vistoriados e a encontrou várias irregularidades como produtos vencidos, produtos com duas marcas e itens com descrição somente em chinês. Além da suspeita de que diversos produtos sejam de contrabando ou descaminho.

Conforme nota do Procon-MS,  a ação foi planejada por 30 dias, resultando em dez lojas autuadas entre as 12 que foram alvo das verificações. Muitas das lojas não emitiam nota ou cupom fiscal e até não comprovaram a procedência dos produtos a venda.

Ainda segundo o órgão, nas lojas ‘Mega Comercio e Variedades' e ‘ Cosméticos', foram descartados por estarem vencidos ou não conterem informações, 1.014 unidades de  batons diversos, 70  frascos de cosméticos, sabonete liquido e condicionadores. Além disso,  nenhuma possuía exemplares do Código de Defesa do e, consequentemente, a placa que pudesse divulgar a sua existência.

A operação realizada se trata, na realidade, de uma primeira fase. De acordo com Marcelo Salomão, superintendente do Procon Estadual, uma outra, mais  ampla, já vem sendo estudada e deverá ocorrer ainda  este ano, dias antes das festas de fim de ano, como forma de dar aos consumidores certeza de aquisição de produtos de boa qualidade.