Pular para o conteúdo
Cotidiano

Novo projeto muda cálculo para outorga onerosa na ampliação de construções em Campo Grande

Chegou na Câmara Municipal projeto de lei da Prefeitura de Campo Grande que regulamenta a Outorga Onerosa de Alteração do Direito de Construir. Na semana passada, primeiro texto sobre o assunto foi encaminhado e, agora, a proposta detalha fórmula e cálculos da taxa. O mecanismo é a possibilidade do proprietário ou empreendedor construírem edificações acima […]
Arquivo -

Chegou na Câmara Municipal projeto de lei da Prefeitura de que regulamenta a Outorga Onerosa de Alteração do de Construir. Na semana passada, primeiro texto sobre o assunto foi encaminhado e, agora, a proposta detalha fórmula e cálculos da taxa.

O mecanismo é a possibilidade do proprietário ou empreendedor construírem edificações acima do coeficiente de aproveitamento básico (indica a quantidade de metros quadrados que todo proprietário tem direito de construir, sem outorga), com contrapartida do beneficiário para tanto. Além disso, a área na qual se pretende ampliar, tem de estar prevista no Plano Diretor.

No texto, o Executivo municipal esclarece que trata-se de uma autorização, concedida mediante pagamento de outorga, para o dono “edificar além do permitido pelo coeficiente de aproveitamento básico até o coeficiente de limite máximo, com a finalidade de equilibrar a ocupação do solo urbano, otimizar a utilização da urbana existente e proteger o ”.

Cálculos

Para se chegar ao valor da outorga onerosa, será levado em consideração a área total objeto da construção (excluída onde já é permitido pelo aproveitamento básico), que será dividida pela área total do lote ou gleba. Este cálculo resultará no coeficiente de aproveitamento adquirido.

À equação, ainda será levado em conta o ‘fator de infraestrutura densidade’, que é a infraestrutura existente e o macrozoneamento, comparado à densidade “economicamente aceitável e desejável a partir de 45 hab/ha”. De acordo com o projeto, este fator será aplicado ao coeficiente adquirido.

Tabela no projeto detalha o fator de densidade por cada zona, que também detalha eventuais descontos e outros percentuais aplicados na Outorga Onerosa. A proposta pode ser conferida na íntegra pelo endereço https://www.camara.ms.gov.br/projetos-de-lei. Protocolado na quarta-feira (24), o projeto ainda não teve número definido, mas pode ser conferido escolhendo as opções ‘2020′ e ‘projeto de lei executivo’.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Homem fica ferido após moto parar debaixo de carreta em Sidrolândia

Sem trégua: baixa umidade do ar predomina e mantém alerta de riscos em MS

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Prefeitura veta projeto de ar condicionado nos ônibus de Campo Grande

Rapaz é encontrado morto na BR-163 e suspeita é de atropelamento em MS

Notícias mais lidas agora

Operação da PF tem alvo em MS por fraude no Dnit e desvios de R$ 60 milhões

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Bebê

Laudo apontou que bebê morreu asfixiada enquanto era estuprada pelo pai em MS

Delegação de vereadores da fronteira discutem Aeroporto Binacional de Ponta Porã

Últimas Notícias

Polícia

PRF apreende mais de três mil maços de cigarros contrabandeados na BR-419

Três pessoas foram presas

Política

Respiro de legalidade, avalia Coronel David sobre voto de Fux

O deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Coronel David (PL) avaliou como ‘respiro de legalidade e equilíbrio’, o voto contrário do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) ao do colega Alexandre de Moraes, sobre as medidas cautelares impostas ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. Fux foi o último dos ministros do Supremo a se … Continued

Esportes

Cerveja, cigarro e tadalafila: Corinthians teria bancado mais de R$ 86 mil em gastos pessoais de Duílio

Planilha mostra cupons e notas fiscais com compras e produtos sem relação com o clube; ex-presidente nega

Famosos

Marília Mendonça vai ganhar série na Prime Video; cantora faria 30 anos nesta terça

Série terá acesso exclusivo a arquivos pessoais de Marília e exibirá depoimentos de amigos e familiares