Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS soma 1.125 testes de coronavírus por drive-trhu e prepara ampliação na Capital e Três Lagoas

Já funcionando em três cidades, e com perspectiva de em breve chegar também a Corumbá, o sistema de drive-thru para testagem de pacientes com novo coronavírus (Covid-19) já atendeu a 1.125 notificações em Mato Grosso do Sul, com a identificação de 28 pacientes positivos para a doença. A informação partiu do coronel BM Marcello Fraiha, […]
Arquivo -

Já funcionando em três cidades, e com perspectiva de em breve chegar também a , o sistema de para testagem de pacientes com novo coronavírus (Covid-19) já atendeu a 1.125 notificações em , com a identificação de 28 pacientes positivos para a doença. A informação partiu do coronel BM Marcello Fraiha, durante live na manhã deste sábado (2) na qual a Secretaria de Estado de Saúde confirmou a existência de 266 casos de coronavírus.

Fraiha explicou que, do total de casos notificados avaliados, 1.077 foram atendidos em , onde o sistema –até então pioneiro nacionalmente– foi implantado há cerca de três semanas e confirmou 27 casos positivos de Covid-19. Depois, o sistema foi instalado em Dourados, onde houve 27 testagens e confirmação de um caso; e Três Lagoas, com 21 notificações e nenhuma confirmação via drive-thru.

Pelo sistema, os pacientes contatam o Disk-Covid –telefone (67) 3311-6262 para Campo Grande; (67) 3311-6263 em Dourados; e (67) 3311-6264 em Três Lagoas– e relatam os sintomas. É feito o agendamento e eles são orientados a comparecerem aos locais para coleta de material para exames. O processo é todo feito dentro do veículo, sem contato direto entre os técnicos e os pacientes; e a promessa é de que o resultado seja divulgado entre 24 e 48 horas.

O coronel do Corpo de Bombeiros ainda destacou que um trabalho conjunto feito entre a SES, a corporação e o Ciops (Centro Integrado de Operações e Segurança) reduziu de 40 para 10 minutos o tempo de agendamento no atendimento virtual. “Isso possibilita ampliar o número de pessoas atendidas pessoalmente”, afirmou.

Ampliação dos testes

Também durante a apresentação dos dados, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, anunciou a ampliação do número diário de testes de Covid-19 em Campo Grande e três Lagoas, cidades que concentram o maior número de casos em Mato Grosso do Sul –137 e 54, respectivamente. A medida foi tomada diante da fila de espera pelo procedimento, que chegava a 3 dias.

Na Capital, destacou o secretário, de 60 testes diários, passarão a ser realizados 100 a partir da semana que vem do teste do tipo RT-PCR, adquiridos pela SES ou entregue pelo Ministério da Saúde. Em Três Lagoas, de 20 testes realizados às terças e quintas-feiras, o drive-trhu passará a realizar 30 às terças, quintas e sábados. “Vamos ampliar em um dia o quantitativo devido a grande demanda”, disse.

Em Dourados, onde o sistema opera sem grande demanda, foram mantidos 30 testes às segundas, quartas e sextas-feiras; enquanto a SES já contata autoridades de Saúde de Corumbá para “criar a logística que nos permita ampliarmos e, aí, logicamente, vamos ter testes nas quatro macrorregiões do Estado”, pontou Resende.

* matéria editada às 9h20 de 4 de maio para correção de informação

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática