Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS soma 1.125 testes de coronavírus por drive-trhu e prepara ampliação na Capital e Três Lagoas

Já funcionando em três cidades, e com perspectiva de em breve chegar também a Corumbá, o sistema de drive-thru para testagem de pacientes com novo coronavírus (Covid-19) já atendeu a 1.125 notificações em Mato Grosso do Sul, com a identificação de 28 pacientes positivos para a doença. A informação partiu do coronel BM Marcello Fraiha, […]
Arquivo -

Já funcionando em três cidades, e com perspectiva de em breve chegar também a Corumbá, o sistema de para testagem de pacientes com novo coronavírus (Covid-19) já atendeu a 1.125 em Mato Grosso do Sul, com a identificação de 28 pacientes positivos para a doença. A informação partiu do coronel BM Marcello Fraiha, durante live na manhã deste sábado (2) na qual a Secretaria de Estado de Saúde confirmou a existência de 266 casos de coronavírus.

Fraiha explicou que, do total de casos notificados avaliados, 1.077 foram atendidos em , onde o sistema –até então pioneiro nacionalmente– foi implantado há cerca de três semanas e confirmou 27 casos positivos de Covid-19. Depois, o sistema foi instalado em Dourados, onde houve 27 testagens e confirmação de um caso; e , com 21 notificações e nenhuma confirmação via drive-thru.

Pelo sistema, os pacientes contatam o Disk-Covid –telefone (67) 3311-6262 para Campo Grande; (67) 3311-6263 em Dourados; e (67) 3311-6264 em Três Lagoas– e relatam os sintomas. É feito o agendamento e eles são orientados a comparecerem aos locais para coleta de material para exames. O processo é todo feito dentro do veículo, sem contato direto entre os técnicos e os pacientes; e a promessa é de que o resultado seja divulgado entre 24 e 48 horas.

O coronel do Corpo de Bombeiros ainda destacou que um trabalho conjunto feito entre a SES, a corporação e o Ciops (Centro Integrado de Operações e Segurança) reduziu de 40 para 10 minutos o tempo de agendamento no atendimento virtual. “Isso possibilita ampliar o número de pessoas atendidas pessoalmente”, afirmou.

Ampliação dos testes

Também durante a apresentação dos dados, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, anunciou a ampliação do número diário de testes de Covid-19 em Campo Grande e três Lagoas, cidades que concentram o maior número de casos em Mato Grosso do Sul –137 e 54, respectivamente. A medida foi tomada diante da fila de espera pelo procedimento, que chegava a 3 dias.

Na Capital, destacou o secretário, de 60 testes diários, passarão a ser realizados 100 a partir da semana que vem do teste do tipo RT-PCR, adquiridos pela SES ou entregue pelo . Em Três Lagoas, de 20 testes realizados às terças e quintas-feiras, o drive-trhu passará a realizar 30 às terças, quintas e sábados. “Vamos ampliar em um dia o quantitativo devido a grande demanda”, disse.

Em Dourados, onde o sistema opera sem grande demanda, foram mantidos 30 testes às segundas, quartas e sextas-feiras; enquanto a SES já contata autoridades de Saúde de Corumbá para “criar a infraestrutura logística que nos permita ampliarmos e, aí, logicamente, vamos ter testes nas quatro macrorregiões do Estado”, pontou Resende.

* matéria editada às 9h20 de 4 de maio para correção de informação

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fim de semana será de tempo firme e baixa umidade relativa do ar em MS

Ação leva corte de cabelo, manicure e atendimento jurídico gratuito à praça da Capital neste sábado  

Funcionária é vítima de racismo no 1º dia de trabalho em farmácia de SP

adriane prefeita

“Haverá recursos”, lembra Adriane Lopes sobre condenação de Bolsonaro no STF

Notícias mais lidas agora

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

PM era sócio oculto de construtora e se reuniu com empreiteiro para fraudar licitações em Terenos

Casos confirmados de dengue chegam a 7,9 mil com 17 óbitos em MS

Últimas Notícias

Mundo

Nepal tem primeira líder mulher após turbulência de protestos formarem novo governo interino

Sushila Karki serviu como chefe de Justiça do país entre 2016 e 2017

Cotidiano

Fumacê: Serviço é reforçado em seis bairros de Campo Grande nesta sexta

Equipes circularão das 16h às 22h; Para maior eficácia, moradores devem abrir portas e janelas

Política

Adriane atribui filiação de prefeitos ao PP à Tereza Cristina: “liderança muito forte”

Senadora é presidente do PP em Mato Grosso do Sul

Brasil

Quando Bolsonaro começa a cumprir a pena definida pelo STF?

Ministros do STF tem até novembro para avaliar eventuais embargos declaratórios