Pular para o conteúdo
Cotidiano

Gatinho ou onça? Bióloga registra espécie rara considerada o menor felino do Brasil

A fauna de Mato Grosso do Sul não cansa de surpreender e desta vez chamou a atenção até de funcionários de um parque em Alcinópolis, a 387 km de Campo Grande. Os funcionários do Parque Natural Municipal Templo dos Pilates fotografaram o raro Gato-do-Mato-Pequeno. A espécie é considerada o menor felino do Brasil e nunca […]
Arquivo -

A fauna de Mato Grosso do Sul não cansa de surpreender e desta vez chamou a atenção até de funcionários de um parque em Alcinópolis, a 387 km de . Os funcionários do Parque Natural Municipal Templo dos Pilates fotografaram o raro Gato-do-Mato-Pequeno. A espécie é considerada o menor felino do e nunca foi vista antes na região.

A bióloga e secretária Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, Bruna Barbosa, responsável pelo parque, conta que já havia visto as pegadas do animal do parque, mas todos acreditavam que poderia ser de uma , devido ao tamanho das patinhas. A surpresa veio com um registro durante a checagem das armadilhas fotográficas (câmeras usadas para capturar fotos e de animais selvagens sem a presença dos pesquisadores) no dia 12 de julho. 

Gatinho ou onça? Bióloga registra espécie rara considerada o menor felino do Brasil
(Foto Ilustrativa: IPC/A. Cambarini)

A bióloga, que costuma usar as redes sociais como ferramenta de educação ambiental, compartilhou o registro na rede Biofaces. Foi então que o professor da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), membro da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) e especialista em pequenos felinos, Tadeu de Oliveira, analisou o registro e confirmou ser a foto inédita de um Gato-do-Mato-Pequeno no Estado.

“Confirmar a existência de exemplares da espécie em Mato Grosso do Sul através de foto é algo a se comemorar, pois agora sabemos da presença das duas espécies de Gato-do-Mato (Tigrinus e Guttulus) no Estado. Tanto o Guttulus, quanto o Tigrinus, são as únicas espécies de felinos existentes no Brasil consideradas mundialmente em extinção pela IUCN”, afirma o professor.

O Gato-do-Mato-Pequeno tem como habitat natural a Caatinga e o e não frequenta o Pantanal. A presença dele na região de transição de biomas pode registrar uma possível mudança no comportamento do animal. O registro é considerado uma feliz surpresa para os pesquisadores, mas não representa um alívio para a população de Gato-do-Mato-Pequeno.

O professor Tadeu explica que os pequenos felinos dependem da fauna e flora nativas para a sobrevivência e que não conseguem dividir espaços com felinos maiores. “Eles (os pequenos felinos) são muito difíceis de serem encontrados mesmo em unidades de conservação. O motivo é que em muitas delas o gato mais abundante é o chamamos de Jaguatirica. Com isso, felinos pequenos, como o Tigrinus, não tem espaço e são encontrados em números baixos ou não existem nestes locais. Sobrenado apenas as áreas não preservadas para eles, com todos os riscos”, explica Tadeu.

Com a descoberta do animal em Mato Grosso do Sul, a secretária municipal de Meio Ambiente, Bruna Barbosa acredita que novas políticas para a proteção do animal silvestre devem ser estudadas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Natal” em maio

Acidente entre carro e moto mata vigilante na BR-158

Coritiba leva virada da Ferroviária e perde chance de ‘dormir’ líder da Série B

Ferreirinha desperdiça pênalti e perde chance de livrar São Paulo de empate justo com Fortaleza

Notícias mais lidas agora

jbs

Em 30 dias, laudo da Planurb vai mostrar se JBS instalou sistema que pode acabar com mau cheiro

Secretária presa por corrupção pediu propina para campanha eleitoral após ‘sumiço’ de dinheiro

Empresário morre na delegacia após ser preso em acidente de trânsito

Após bloqueios de rodovias em MS, PRF terá apoio do Grupo de Choque Nacional

Últimas Notícias

Trânsito

Após apontar arma e tentativa de homicídio, homem é preso pela Polícia Militar

Caso aconteceu nas proximidades de um posto de gasolina na região central de Dourados

Polícia

Jovem é preso com revólver pelo Batalhão de Choque no Dom Antônio Barbosa

Jovem alegou que sofreu um atentado há oito meses e ainda recebe ameaças de morte

Sem Categoria

Festa de aniversário termina com casal agredido com golpes de machado na Mata do Jacinto

Proprietário da residência alugada pelo casal teria brigado com a moradora do imóvel no fim da noite

Polícia

Homem é flagrado pelado em condomínio residencial de Dourados e acaba preso

Nessa sexta-feira (2) um homem de 29 anos foi preso pela Polícia Militar. Ele foi flagrado caminhando pelado pelo pátio de um condomínio residencial na região do III Plano, em Dourados, pertos das universidades. O acusado estaria praticando atos obscenos. Segundo denúncias de moradores, o homem estava completamente sem roupas. Duas mulheres relataram que o … Continued