Pular para o conteúdo
Cotidiano

Gatinho ou onça? Bióloga registra espécie rara considerada o menor felino do Brasil

A fauna de Mato Grosso do Sul não cansa de surpreender e desta vez chamou a atenção até de funcionários de um parque em Alcinópolis, a 387 km de Campo Grande. Os funcionários do Parque Natural Municipal Templo dos Pilates fotografaram o raro Gato-do-Mato-Pequeno. A espécie é considerada o menor felino do Brasil e nunca […]
Arquivo -

A fauna de não cansa de surpreender e desta vez chamou a atenção até de funcionários de um parque em , a 387 km de . Os funcionários do Parque Natural Municipal Templo dos Pilates fotografaram o raro Gato-do-Mato-Pequeno. A espécie é considerada o menor felino do Brasil e nunca foi vista antes na região.

A bióloga e secretária Municipal de Desenvolvimento, , Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, Bruna Barbosa, responsável pelo parque, conta que já havia visto as pegadas do animal do parque, mas todos acreditavam que poderia ser de uma Jaguatirica, devido ao tamanho das patinhas. A surpresa veio com um registro durante a checagem das armadilhas fotográficas (câmeras usadas para capturar fotos e filmes de animais selvagens sem a presença dos pesquisadores) no dia 12 de julho. 

Gatinho ou onça? Bióloga registra espécie rara considerada o menor felino do Brasil
(Foto Ilustrativa: IPC/A. Cambarini)

A bióloga, que costuma usar as redes sociais como ferramenta de educação ambiental, compartilhou o registro na rede Biofaces. Foi então que o professor da UEMA (Universidade Estadual do ), membro da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) e especialista em pequenos felinos, Tadeu de Oliveira, analisou o registro e confirmou ser a foto inédita de um Gato-do-Mato-Pequeno no Estado.

“Confirmar a existência de exemplares da espécie em Mato Grosso do Sul através de foto é algo a se comemorar, pois agora sabemos da presença das duas espécies de Gato-do-Mato (Tigrinus e Guttulus) no Estado. Tanto o Guttulus, quanto o Tigrinus, são as únicas espécies de felinos existentes no Brasil consideradas mundialmente em extinção pela IUCN”, afirma o professor.

O Gato-do-Mato-Pequeno tem como habitat natural a Caatinga e o Cerrado e não frequenta o Pantanal. A presença dele na região de transição de biomas pode registrar uma possível mudança no comportamento do animal. O registro é considerado uma feliz surpresa para os pesquisadores, mas não representa um alívio para a população de Gato-do-Mato-Pequeno.

O professor Tadeu explica que os pequenos felinos dependem da fauna e flora nativas para a sobrevivência e que não conseguem dividir espaços com felinos maiores. “Eles (os pequenos felinos) são muito difíceis de serem encontrados mesmo em unidades de conservação. O motivo é que em muitas delas o gato mais abundante é o chamamos de Jaguatirica. Com isso, felinos pequenos, como o Tigrinus, não tem espaço e são encontrados em números baixos ou não existem nestes locais. Sobrenado apenas as áreas não preservadas para eles, com todos os riscos”, explica Tadeu.

Com a descoberta do animal em Mato Grosso do Sul, a secretária municipal de Meio Ambiente, Bruna Barbosa acredita que novas políticas para a proteção do animal silvestre devem ser estudadas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Logo após acidente com três mortes, caminhão explodiu e gerou fumaça quilométrica na BR-267

santa casa hospitais

Morador do interior volta a ser internado após desaparecer ao receber alta em Campo Grande

Israel cria córnea sintética e devolve visão a paciente após 10 anos de cegueira

Na contramão do Brasil, intenção de consumo das famílias campo-grandenses cresce em agosto

Notícias mais lidas agora

Veículo foi rebocado após defeito (Fala Povo Midiamax)

Nova ação pede para Consórcio Guaicurus tirar ônibus velhos de Campo Grande

Acusado de desvio de R$ 11 milhões diz que MPMS baseou-se em conversas de WhatsApp

filhote de onça devora anta

VÍDEO: Guloso, filhote de onça devora anta maior que ele em fazenda de Mato Grosso do Sul

Mulher é presa com mais de 60 kg de cocaína em porta-malas de carro em Corumbá

Últimas Notícias

Transparência

Prefeitura de Paraíso das Águas quer gastar até R$ 1,1 milhão com itens de informática

Licitação dará prioridade para as empresas locais

Consumidor

Entre veranico e frio, preços de hortaliças e frutas sofrem oscilação em MS

Cotação da Ceasa-MS indicam que houve novo aumento no preço de alguns produtos diante das baixas temperaturas

MidiaMAIS

Professor equatoriano espalhou hortas em Dourados e ‘lições de amor pelo próximo’  

A UFGD decretou luto oficial de três dias em homenagem ao professor Nestor Antônio Heredia

MidiaMAIS

Festival Internacional da Carne: a maior celebração do churrasco e da carne sul-mato-grossense

Festival chega à sua 3ª edição com mais de 30 estações de carnes e derivados