Nesta quarta-feira (16), todo o Mato Grosso do Sul deve enfrentar forte e temporais. De acordo com o (Instituto Nacional de Meteorologia), a região sul do Estado está em alerta para fortes tempestades.

Então, temporais intensos podem acontecer em Antônio João, Amambai, Aral Moreira, Batayporã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, , Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti. Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, , , Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Nas cidades com aviso de perigo, podem ocorrer chuvas de 30 mm a 60 mm por hora. Assim, no final do dia é esperado volume de até 100 mm de chuva. Já os ventos devem ser entre 60 a 100 km por hora. Além disto é prevista queda de granizo na região com alerta.

O Inmet afirma que é existe risco queda de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Já o restante do Estado está em alerta de perigo potencial. Ou seja, a acontecerá com menos intensidade. 

Assim, os todos os outros municípios sul-mato-grossenses podem enfrentar chuvas com volume de 20 a 30 mm por hora. Com isso, é esperado que finalizem o dia com até 50 mm. Segundo o Inmet, os ventos devem ficar entre 40 e 60 km por hora.

Também é prevista queda leve de granizo. Por fim, a tempestade no restante de MS pode causar interferências na energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e até estragos em plantações.

O que fazer durante a tempestade?

O Instituto ressalta que os cidadãos devem realizar alguns cuidados durante as tempestades. Em caso de rajadas de vento, é recomendado que a pessoa “não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas”.

Para os condutores, a recomendação é de que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Caso esteja em casa, é sugerido que os aparelhos elétricos e quadro geral de energia sejam desligados.

Por fim, ainda é possível ligar para a Defesa Civil, pelo 199, para saber mais informações. E ao Corpo de Bombeiros, pelo 193, para emergências.