Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS em alerta: Confira o que já se sabe sobre novo vírus encontrado na Bolívia

Cientistas anunciaram nesta semana que encontraram evidências da transmissão entre humanos do vírus Chapare, na Bolívia. O vírus causa febre hemorrágica e pode ser fatal, como a dengue e ebola. Em Mato Grosso do Sul, a descoberta científica já teve repercussão, o Estado recebeu um alerta do Ministério da Saúde. Mas, afinal, o que se […]
Arquivo -

Cientistas anunciaram nesta semana que encontraram evidências da transmissão entre humanos do vírus Chapare, na Bolívia. O vírus causa febre hemorrágica e pode ser fatal, como a e ebola. Em Mato Grosso do Sul, a descoberta científica já teve repercussão, o Estado recebeu um alerta do Ministério da Saúde.

Mas, afinal, o que se sabe sobre esse novo vírus? As informações ainda são muito recentes, mas o vírus Chapare não deve ser tão transmissível quanto o . Até agora, só há informações de casos registrados na Bolívia. Três pessoas já morreram pela doença, todos eram profissionais da saúde, que pegaram a doença após contato com pacientes infectados.

O vírus Chapare causa sintomas como febre, dores no corpo, vômito, feridas na pele e sinais de hemorragia. O vírus é transmitido por roedores. “O vírus é transmitido por alimentos e água contaminados pela urina e fezes de ratos infectados. Ainda está sendo estudada a transmissão de humano para humano”, informou a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Com relação à transmissão entre humanos, a infecção pode acontecer por contato com os fluidos corporais do paciente ou durante procedimentos em ambientes de saúde. Pesquisas ainda devem ser feitas para entender como o vírus se espalha e causa doenças.

Segundo o da Bolívia, a febre hemorrágica causada pelo vírus não tem tratamento, pacientes recebem apenas cuidados para aliviar os sintomas. Conforme informações do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), a doença foi registrada em 2003 na Bolívia, na província de Chapare. Poucas pessoas foram infectadas e um paciente morreu 14 dias após o surgimento dos sintomas.

Porém, 15 anos depois, a doença voltou a ser notificada, desta vez em La Paz. De cinco infectados, três morreram. Entre o primeiro caso e os casos de 2019, o vírus pode ter circulado pelo país sem ser identificado, confundido com outras doenças por conta dos sintomas. 

Por enquanto, não há motivo para pânico. Pelo que se sabe sobre o vírus, a infecção acontece por contato com fluidos corporais, como vômito, sangue, urina ou fezes do paciente. A doença pode ser mais fácil de controlar do que o coronavírus, que se transmite também pelo ar.

MS em alerta

Um alerta do Ministério da Saúde foi encaminhado para Mato Grosso do Sul sobre a doença, que causa febres hemorrágicas, com sintomas que se parecem com a dengue e o ebola. Descoberta científica teria indicado que vírus se transmite entre humanos.

De acordo com a Vigilância em Saúde da SES (Secretaria Estadual de Saúde), o alerta foi feito através do Ponto Focal Nacional para o Regulamento Sanitário Internacional, que faz parte da vigilância em saúde nacional do Ministério da Saúde.

“O alerta foi encaminhado para o CIEVS Estadual de Mato Grosso do Sul e encaminhado para a Vigilância do município de para que a Rede de Saúde se atente para possíveis casos suspeitos que atendam à definição”, disse a diretora da Vigilância em Saúde de MS, Larissa Domingues Castilho de Arruda.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

santa casa

Mulher atropelada por companheiro passa por cirurgia na Santa Casa após fraturar braço, joelho e bacia

Juíza manda Consórcio Guaicurus apresentar imagens de acidente que afastou diarista do trabalho

cantor leonardo show aberto ao publico mato grosso do sul

Mergulhou nas incertezas do amor? Vídeo mostra queda de cantor Leonardo

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

Acompanhe AO VIVO: STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

Obra de R$ 123 milhões: TCE-MS manda Agesul suspender pagamento à empreiteira

Últimas Notícias

Polícia

“Sempre te amarei”: filha se depende de fotógrafo encontrado morto em residência no Estrela do Sul

O velório e sepultamento ocorreram nesta terça-feira (2), no bairro Pioneiros

Esportes

Seleção de vôlei sub-16 de MS disputa Campeonato Brasileiro em Saquarema-RJ

Torneio acontece de 3 a 7 de setembro e reúne seleções de todo o país em busca de uma vaga na divisão especial do próximo ano

Cotidiano

Shopping Pátio recebe Castramóvel para vacinação e cadastro para castração

Evento gratuito ocorre das 8 às 11 horas de sábado (6) no Shopping localizado no centro da cidade

Transparência

Servidor condenado por fraudes em Sidrolândia pede absolvição: ‘provas mostram o contrário’

Acusado de corrupção no esquema de Claudinho Serra diz que MPMS não apresentou provas concretas