Cotidiano

MS tem alerta da meteorologia para ‘temporais violentos’ durante toda a semana

Previsão é de que esses temporais ocorram até sábado em parte do estado; nuvens muito carregadas estão sobre Mato Grosso do Sul.

Gabriel Maymone Publicado em 01/12/2020, às 10h07 - Atualizado às 18h06

(Foto: Leonardo de França, Midiamax)
(Foto: Leonardo de França, Midiamax) - (Foto: Leonardo de França, Midiamax)

A chuva intensa acompanhada de granizo, raios e fortes rajadas de vento registradas no domingo (29) e segunda-feira (30) em parte de Mato Grosso do Sul podem se repetir durante toda a semana. É o que alertam meteorologistas do Climatempo.

Conforme nota da assessoria da empresa, além de chuva forte, “as rajadas de vento em torno de 90 km/h podem se repetir ao longo desta semana por causa desses temporais”.

Assim, o Climatempo ressaltou que os temporais foram “apenas o início de uma semana com muita instabilidade em Mato Grosso do Sul”.

Então, os temporais devem se repetir até o sábado (5). Nuvens muito carregadas sobre o Mato Grosso do Sul estão associadas a constante entrada de ventos quentes e úmidos vindos do norte do Brasil e a persistência de uma área de baixa pressão atmosférica muito próxima do estado.

Ventania

Durante a tarde de 30 de novembro, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou rajadas de vento em torno de 90 km/h em alguns locais de Mato Grosso do Sul. Por exemplo, em Bonito e também em Laguna Carapã, as rajadas chegaram aos 91 km/h. A região de Santa Rita do Pardo teve rajada de 83 km/h. Em Campo Grande, o aeroporto local registrou rajada de 53 Km/h durante a chuva.

temporais
Ventania derrubou árvore no Tiradentes no domingo. (Foto: Leonardo de França, Midiamax)

Calor continua

Apesar da ocorrência desses temporais, o ar continua muito abafado sobre o Mato Grosso do Sul e os temperaturas ainda vão continuar elevadas. Várias regiões do estado vão registrar ao longo desta semana temperaturas máximas entre 37°C e 40°C.

Na segunda-feira, 30 de novembro, Corumbá registrou 39,7°C, uma das mais altas temperaturas do país neste dia.

Volume de chuva

A chuva mais volumosa da segunda-feira foi observada em Laguna Carapã, que acumulou 30,4 mm em 4 horas de chuva. Na região de Bonito choveu 20,2 mm em 3 horas. Em Santa Rita do Pardo, o acumulado foi de 13 mm em 2 horas e, por fim, na região de Campo Grande choveu 8,6 mm em 3 horas. Essas medições foram do Inmet.

Jornal Midiamax