Com o aumento do número de casos de em , não são só as máscaras de proteção que tem sido vendidas online. Um produto inusitado tem sido anunciado em sites e aplicativos de venda: testes rápidos para o coronavírus. É importante ressaltar que a venda de testes é proibida segundo a (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Um anúncio feito em um aplicativo de vendas foi encontrado com a oferta de testes rápidos, máscaras, termômetros e protetores faciais em Mato Grosso do Sul. O Jornal Midiamax entrou em contato com o vendedor, que explicou que é de outro estado, mas anunciou para MS porque é possível enviar os testes por meio de transportadora. Segundo ele, a compra chegaria a MS em cerca de 48 horas.

O valor também chama a atenção: “Até mil unidades conseguimos a R$ 80, acima de mil unidades fica a R$ 75 [cada]”, disse o vendedor.

Conforme orientação da Anvisa, os testes não podem ser comprados por qualquer pessoa. Distribuidoras de produtos para saúde apenas podem comercializar os testes para Covid-19 a pessoas jurídicas ou profissionais para o exercício de suas atividades. 

“Assim, por se tratar de produtos para uso profissional, o seu comércio apenas é permitido a pessoas jurídicas cujas atividades são destinadas à prestação de serviços de saúde à população, como laboratórios, hospitais e outros estabelecimentos de saúde, públicos ou privados. Dessa forma, às distribuidoras de produtos para saúde não é permitido comercializar testes para Covid-19 a empresas que não se enquadrem nesta hipótese”.