Moradora da cidade de Coxim e candidata a um transplante renal com apenas quatro anos de idade, a pequena Alice estava em (MS), na última sexta-feira(21), quando recebeu um chamado urgente para realização de exames no Hospital Samaritano, no estado de São Paulo (SP). A menina foi chamada por ter um organismo compatível com o órgão disponível na capital paulista. Uma equipe da Casa Militar do Governo do Estado realizou o transporte  até o local do exame.

Acompanhada da família, a criança fazia tratamento no da UFMS quando a Central Estadual de Transplantes organizou a com o Grupamento Aéreo da Casa Militar. Tudo aconteceu muito rápido e em poucas horas os voos de ida e volta em aeronave do Estado estavam garantidos, sem custo algum para os passageiros.

Já na capital paulista, Alice passou por exames.  Os resultados não foram positivos, impossibilitando a cirurgia. “Infelizmente existem vários fatores para um transplante dar certo. Dessa vez não foi possível”, explicou a coordenadora da Central Estadual de Transplantes de , Claire Miozzo.

Alice segue na fila nacional de espera por um transplante de rim. Ela já nasceu com problema renal e faz tratamento há muito tempo. Neste ano, a criança perdeu função renal e passou a fazer hemodiálise, (técnica médica que substitui a função do rim na filtragem do sangue).

Mesmo sem sucesso no transplante, a equipe que organizou o transporte aéreo da paciente tem esperança de uma nova chance de cirurgia. Para eles, a certeza que fica em situações como essa é a de que o Estado está preparado para atender chamados urgentes em todos os cantos do Brasil, seja para transporte de passageiros ou de órgãos.