O estado de deixou de contar com cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), usados principalmente para tratamento da Covid-19. Agora, são 364 vagas, conforme o mapa de leitos publicado na edição desta quarta-feira (30) do DOE (Diário Oficial Eletrônico).

Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Ministério da Saúde não renovou o financiamento dessas vagas em , já que o órgão federal considerou que o Estado tem menos da metade dos leitos ocupados.

e Sidrolândia estão na mesma situação. Estamos aguardando a manifestação da Secretaria Municipal de Saúde de sobre os leitos do , que está habilitada até o dia 1° de outubro. Queremos saber se vamos renová-los ou não, para que não falte nenhum leito para os cidadãos”, declarou o titular da SES, . O Ministério da Saúde repassa a cada município R$ 1,6 mil para os leitos de UTI. 

Os hospitais Santa Casa de Campo Grande (90 leitos clínicos e 10 de UTI), Hospital do Câncer Alfredo Abrão (18 leitos de UTI) e Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (32 leitos clínicos) integram o Plano de Contingência Estadual com leitos de retaguarda no enfrentamento à Covid-19, assim como consta nos Planos de Contingências de seus respectivos municípios.