Marquinhos inaugura centro de triagem com capacidade para 800 pacientes por dia

O prefeito Marquinhos Trad  (PSD) inaugurou, nesta Sexta Feira Santa (10), centro de triagem do novo coronavírus com capacidade de atendimento para 800 pacientes por dia. A unidade foi montada no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande, com o objetivo é atender a população desde o sintoma inicial, sem necessidade de agendamento prévio. Para o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O prefeito Marquinhos Trad  (PSD) inaugurou, nesta Sexta Feira Santa (10), centro de triagem do novo coronavírus com capacidade de atendimento para 800 pacientes por dia. A unidade foi montada no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande, com o objetivo é atender a população desde o sintoma inicial, sem necessidade de agendamento prévio.

Para o prefeito, planejamento é a palavra que resume o trabalho no local. “Quando você antecipa algo que possa vir, os impactos e as consequências serão menores. Por isso nessa crescente  de pandemia no mundo todo e no Brasil também, nós estamos nos precavendo para que a população tenha a certeza absoluta de que todas as medidas nós estamos tomando”, afirmou Marquinhos, ao lado do secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

“Aqueles que estiverem com coriza e resfriado serão atendidos em uma ala. Os que estiverem com coriza e febre, em outra. E aqueles que estiverem com coriza,  febre e dificuldade de respiração vão ter um tratamento diferenciado, inclusive com ambulância 24h”, explicou, sobre a estrutura montada no local.

Marquinhos inaugura centro de triagem com capacidade para 800 pacientes por dia
Prefeito conferiu instalações montadas no Parque Ayrton Senna. (Ana Paula Chuva, Midiamax)

Níveis de triagem

“O polo foi idealizado para contemplar todos os níveis de abordagem do paciente”, detalhou o coordenador do espaço, médico Vinícius Fonseca. No local, atuam 40 profissionais da área da Saúde. O espaço ficará aberto no feriado para ver qual a busca da população, mas já há escalas prontas para dobrar o número de profissionais caso seja necessário.

A primeira triagem é feita no portão e a segunda no meio do caminho. A terceira é feita onde se pega a senha já dentro do espaço. Além de médicos plantonistas e enfermeiros, há profissionais vinculados às residências nas áreas de medicina, enfermagem, assistência social e fisioterapia. A previsão é de capacidade diária de atendimento para 800 pacientes.

A escolha do local foi feita para permitir a circulação de ar. Uma viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ficará à disposição para encaminhar casos mais graves aos hospitais. “A grande maioria dos casos a gente vai conseguir ter resolutividade aqui mesmo, dar seguimento e orientação”, adiantou o médico responsável pelo centro.

Isolamento

No evento, Marquinhos foi questionado sobre o descumprimento das medidas de isolamento social e disse tratar-se de situação extremamente preocupante. “A recomendação da prefeitura é que vocês permaneçam nas casas de vocês, só saiam se for caso extremo da medicina ou de alguma coisa de hospital”, enfatizou. Devem ir às ruas, completou, somente pessoas fora do grupo de risco, usando máscaras e tomando todos os cuidados de higiene ao retornar para casa.

Cosip

O prefeito adiantou ainda que haverá esforço concentrado em razão das tomadas de decisões sobre a isenção da Cosip (Contribuição Sobre Serviços de Inauguração Pública) para famílias de baixa renda pelos governos federal e estadual, para que ainda nessa semana seja possível dar a devolutiva à Energisa.

“A intenção também é isentar a Cosip, todavia nós esperamos o parecer da Procuradoria-Geral do município, com o aval do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado e Ordem dos Advogados do Brasil para que não gere atos de improbidade”, explicou.

Conteúdos relacionados