A população de deve ganhar, nos próximos dias, uma nova ferramenta para acompanhar a evolução dos casos de coronavírus (Covid-19) no município. Elaborado em parceria entre a (Secretaria Municipal de Saúde) e a (Agência Municipal de Planejamento), o mapeamento online está no Sisgran (Sistema Municipal de Indicadores) e apresenta dados como sexo, idade e evolução diária dos casos, além de mostrar, via georreferenciamento, a localização aproximada de cada caso confirmado, suspeito ou notificado.

Uma prévia do sistema (acessível em https://sites.google.com/view/sisgran-cg/coronav%C3%ADrus e http://sisgran.campogrande.ms.gov.br/corona/) já está disponível desde a noite de sábado (28), abastecida com dados até o dia anterior (sexta-feira, 27) sobre o cenário do coronavírus na Capital: naquele momento, havia 254 notificações, 24 casos confirmados, 9 suspeitos, 220 descartados, um excluído e nenhuma morte.

O recorte ainda apontava que a maioria dos infectados pelo coronavírus na Capital (54%) é do sexo masculino –e, consequentemente, 46% do feminino.

Dos casos confirmados, um foi registrado em um bebê com menos de um ano (o caso de uma criança de 3 meses), 2 de adolescentes e jovens de 10 a 19; 3 na faixa de 20 a 29 anos; 8 entre 30 e 39 anos; 6 de 40 a 48; 2 de 50 a 59 e igual número de 60 a 69.

Curiosamente, o dado mostra que a maioria dos casos na Capital ocorre entre adultos de 30 a 49 anos, fora da faixa etária de (acima de 60 anos). Não há detalhes, porém, relacionando outros fatores que elevam o perigo para os pacientes, como a existência de comorbidades.

O sistema também permite links para verificação da situação no mundo, elaborados pela CSSE (Center for Systems Science and Engineering)) e JHU (Johns Hopkins University), que apontava até o fechamento desta reportagem 710.918 casos confirmados no mundo, com 33.551 mortes e 148.995 pacientes curados; dados da imprensa nacional e o boletim atualizado da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Mapeamento

Contudo, o dado que mais chama a atenção no sistema é o mapeamento da cidade, apontando de forma aproximada nos bairros a localização de pacientes com coronavírus.

Com base em dados de 27 de março, havia casos confirmados nos bairros Coophavila II, União, Vila Popular, Monte Castelo, Carandá Bosque, Centro, São Francisco, , São Lourenço, TV Morena, Vilas Boas, Residencial Dahma e Doutor Albuquerque.

Os casos confirmados aparecem em vermelho, em alguns casos se sobrepondo. A Sesau advertiu, porém, que o site colocado no ar neste momento ainda é um protótipo e será finalizado nos próximos dias. “Estamos desenvolvendo um mais completo e fácil para a população acessar”, explicou a pasta, via assessoria.