Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mais de 150 mil comprimidos de cloroquina serão disponibilizados em MS, diz Governo

Na manhã desta quarta-feira (15), o Governo de Mato Grosso do Sul, juntamente com SES (Secretaria de Estado de Saúde), anunciou a distribuição de dois medicamentos para tratamento contra o coronavírus. Foram entregues 16 mil comprimidos pelo Ministério da Saúde, entre cloroquina 150 mg e hidroxicloroquina 400 mg. Desse total, 13.406 já foram distribuídos aos […]
Arquivo -

Na manhã desta quarta-feira (15), o Governo de , juntamente com SES (Secretaria de Estado de Saúde), anunciou a distribuição de dois medicamentos para tratamento contra o coronavírus. Foram entregues 16 mil comprimidos pelo , entre cloroquina 150 mg e hidroxicloroquina 400 mg. Desse total, 13.406 já foram distribuídos aos municípios. Além disso, o governo já solicitou mais 15 mil comprimidos, e comprou 119.460 unidades de hidroxicloroquina.

De acordo com a SES e a resolução 61 da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), fica sob responsabilidade das secretarias municipais de saúde, a solicitação e distribuição dos medicamentos no âmbito ambulatorial ou hospitalar, da rede pública e privada. A seleção será feita através dos critérios médicos adotados, de acordo com o número de notificações e confirmações de cada município.

A Resolução, assinada pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende e pelo presidente do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) Rogério Santos Leite, determina que as Secretarias Municipais de Saúde definam “os fluxos de solicitação e distribuição dos medicamentos para os serviços ambulatoriais e hospitalares dos seus municípios”.

Segundo o documento, cabe às secretarias municipais de saúde solicitar o quantitativo de cloroquina 150mg e hidroxicloroquina 400 mg para a Assistência Farmacêutica Estadual, por meio do preenchimento da RMI (Requisição de Medicamentos e Insumos) .

Distribuição

A decisão tomada pela Ses em conjunto com o Cosems leva em consideração a recomendação para tratamento farmacológico com cloroquina 150 mg /e com a hidroxicloroquina 400 mg na Covid-19, publicada pelo COE/MS (Centro de Operação de Emergências de Mato Grosso do Sul). Também se justifica em dois aspectos: primeiro, que o Ministério da Saúde realizou a compra centralizada do medicamento cloroquina 150 mg, com distribuição regular às Unidades Federativas, incluindo Mato Grosso do Sul; segundo, que a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul realizou a compra do medicamento hidroxicloroquina 400 mg.

“Nossa principal preocupação é salvar vidas. Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para que nenhum sul-mato-grossense venha a perecer por falta de atendimento ou tratamento adequado. Estamos fazendo desde treinamento dos profissionais da saúde até a distribuição de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) como máscaras, aventais, gorros e luvas, álcool 70.º, ou mesmo a compra ou recebimento em doação de , UTI’s e outros aparelhos”, afirma o secretário Geraldo Resende.

“Além de distribuir a cloroquina e a hidroxicloroquina aos municípios, é importante lembrar que fizemos repasse de recursos próprios ou do governo federal para os municípios e hospitais em valores consideráveis para custeio das ações de combate ao coronavírus”, salienta Geraldo. “Agora, precisamos que a população também faça a sua parte, adotando o isolamento social, uso de máscaras e ações de higiene”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputada pede explicações de Trump sobre tarifaço contra Brasil

Idoso morre após ser atropelado por trator em fazenda de Maracaju

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

De galhos a pneus, veja onde descartar lixo em Três Lagoas a partir de segunda

Notícias mais lidas agora

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

Últimas Notícias

Brasil

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

Eventual prisão dos réus que forem condenados não é automática

MidiaMAIS

Festival de cinema em Ponta Porã termina celebrando integração entre Brasil e Paraguai

Evento ainda levou sessões para escolas da cidade

Esportes

Vitória bate Atlético-MG em jogo de técnicos interinos em Salvador

Clube baiano superou goleada na última rodada

Polícia

VÍDEO: Incêndio em terreno assusta moradores de dois bairros em Campo Grande

Terreno é cercado de casas e comércios