Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mais de 11 mil testes para diagnóstico da Covid-19 são realizados na UFMS

Nas últimas duas semanas, mais de 11 mil testes de RT-PCR para o diagnóstico da Covid-19 já foram realizados na UFMS. O serviço está disponível para hospitais e empresas no Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias, da Faculdade de Medicina. A iniciativa foi viabilizada por meio de Edital da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte […]
Arquivo -

Nas últimas duas semanas, mais de 11 mil testes de RT-PCR para o diagnóstico da já foram realizados na . O serviço está disponível para hospitais e empresas no Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias, da Faculdade de Medicina. A iniciativa foi viabilizada por meio de Edital da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e realizada em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).

O reitor Marcelo Turine acredita que o papel da administração é também encontrar soluções legais para viabilizar serviços para a sociedade. “Ficamos felizes em proporcionar alternativas dentro da legalidade para formalizar parcerias e ampliar a contribuição da UFMS no enfrentamento à Covid-19”, disse.“Já realizamos exames para o Laboratório Central há alguns meses e, desde então, somos procurados por hospitais, outros laboratórios e empresas para oferecer esse serviço”, explica o responsável técnico pelo Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias, professor James Venturini.

“O exame que realizamos é o RT-PCR, que exige uma mão-de-obra qualificada então, por meio da parceria com a Fapec, tornou-se possível oferecermos esse serviço para empresas e hospitais e, com os recursos, contratarmos profissionais para nos auxiliar e atender a demanda”, conta.

Atualmente, para detectar a Covid-19, dois tipos de exames estão disponíveis: os chamados RT-PCR e sorológico. Os exames diagnósticos são uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para controlar a disseminação do novo .

A parceria é uma das ações do projeto de extensão Avaliação sistêmica integrada da Covid-19 em Mato Grosso do Sul: aspectos moleculares, epidemiológicos, clínicos, imunológicos e de vigilância, que reúne pesquisadores e profissionais da UFMS, da Fundação Oswaldo Cruz, dos hospitais Universitário Maria Aparecida Pedrossian e Regional Rosa Pedrossian, do Laboratório Central, da Secretaria de Estado de Saúde e da Universidade Federal da Grande .

O custo de realização do exame é de R$ 220 e as amostras serão recebidas diariamente até às 11h30, no período da manhã, até às 17h30, à tarde e, aos finais de semana, o horário é das 10h30 às 12h. “Os hospitais podem encaminhar diretamente as amostras. Empresas que tiverem interesse podem nos acionar para fazermos a coleta no local. Os resultados ficam prontos entre 24 e 48 horas. Em média são feitos hoje cerca de 150 exames por dia”, comenta James. “Além de ampliar a capacidade de testagem, trazemos recursos para a Universidade e para o laboratório, nesta época tão difícil isso é muito importante”, complementa o pesquisador. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano